O filme “Betânia”, escrito e dirigido por Marcelo Botta, venceu o troféu New Hope do Malaysia International Film Festival, no último final de semana. A premiação é dedicada aos filmes que trazem mensagens humanitárias em tempos de crise, além de também despertar emoções e inspirar mudanças positivas.
“Fizemos este filme pensando em esperança. ‘Betânia’ foi criado num momento muito complexo da humanidade. Depois da pandemia, tivemos muitas guerras e a urgência climática. Precisamos trazer alguma esperança através da família, da amizade, da música, da cultura e ‘Betânia’ é sobre isso”, revelou o diretor do filme, Marcelo Botta, em seu discurso de agradecimento.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Além do prêmio New Hope, Betânia concorreu também a outras oito categorias no festival de cinema da Malásia. Dentre eles, a de melhor filme (Salvatore Filmes), roteiro (Botta), fotografia (Bruno Graziano), atriz (Diana Mattos por Betânia), atrizes coadjuvantes (Michelle Cabral e Rosa Ewerton Jara) e ator coadjuvante (Tião Carvalho) e também o prêmio do público.
“Betânia” teve sua première mundial no 74º Festival de Berlim e brasileira na 47ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís, que ocorreu no mês de junho. O longa também teve passagem por pelo 36º Cinélatino de Toulouse (França) e no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), dentre outros festivais.
Sinopse
O filme conta a história de Betânia, uma mulher de 65 anos, que insiste em continuar morando em um território isolado dentro dos Lençóis Maranhenses, mesmo com o falecimento de seu marido que morreu vítima de derrame.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na última sexta-feira (26).
“Esse título é fruto de um trabalho coletivo e de um esforço concentrado de diversos setores, que se dedicaram a demonstrar ao mundo o valor incomparável desta região”, revelou o ex-secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.
“Juntos, articulamos esforços para garantir que todos os critérios exigidos fossem atendidos, enfatizando a conservação ambiental, a gestão sustentável e o envolvimento das comunidades locais”, completou o ex-secretário.