O ator e diretor francês Gérard Depardieu (72), que já foi acusado de abuso sexual em 2018, agora é acusado de importunação sexual por trezes mulheres.
Colegas de elenco, figurantes, artistas de maquiagem e integrantes de equipes técnicas estão entre as denunciantes, que falaram, em sua maioria anonimamente. E alegam ter ocorrido entre 2002 e 2022.
Segundo uma figurante de The Box em 2015, Depardieu “colocou a mão por baixo de seu vestido“, tocando sua calcinha e tentando afastá-la para conseguir penetrá-la com o dedo.
Outro caso vem do set de Disco (2008), e é corroborado pelo diretor Fabien Onteniente, o único dos cineastas entrevistados na reportagem que apoiou as denúncias. Neste caso, a figurante Hélene Darras alega que Depardieu a “agarrou pela cintura” e “a tocou insistentemente, inclusive no bumbum“, além de sugerir que os dois fossem para o seu camarim.
Assédios adicionais teriam ocorrido nas filmagens de títulos como Piaf – Um Hino ao Amor (2007), Hello Goodbye (2008), L’Autre Dumas (2010), e da série Marseille (2016-2018). Os diretores e produtores, nesses casos, negam ter testemunhado ou ouvido falar sobre o comportamento inapropriado do ator.
Os advogados do astro francês, enquanto isso, “negam todas as acusações que podem gerar imputação criminosa” contra ele. O próprio Depardieu não pretende se pronunciar sobre a reportagem, de acordo com eles.
O ator de 74 anos conta com uma indicação ao Oscar no currículo, pelo filme Cyrano (1990). Entre seus trabalhos mais famosos estão 1492: A Conquista do Paraíso (1992), O Homem da Máscara de Ferro (1998) e a franquia Asterix & Obelix.
Fonte: Omelete
Tags: acusação, Assédio Sexual, ator, diretor