Atriz. Cantora. Multi-instrumentista. Athuy, é uma artista que traz consigo talentos que transcendem a fronteira de sua raiz pernambucana. De volta às terras maranhenses, ela conversou com o Difusora On, sobre suas inspirações, carreira, projetos futuros e ainda nos encantou com sua voz (você pode conferir no fim da matéria).
Athuy nasceu em Pernambuco em uma família com veias artísticas marcantes. Ainda pequena veio morar em São Luís, com seu pai, o ator e jornalista Denilton Neves. Foi aqui na Ilha do Amor que ela começou a brilhar.
“Eu descobri a arte aqui, dentro do Teatro Arthur Azevedo. Eu vim para o Maranhão através do meu pai, aos 4 anos. Ainda com essa idade, participei do espetáculo ‘Ópera Boi’ e ‘A Catirina’, disse ela.
Amanda Thuydyacuy Neves parece ter nascido já predestinada aos palcos. Carrega no significado do próprio sobrenome a “dança dos deuses”.
“Meu artístico é a junção do ‘A’ de Amanda e Thuy, que separado significa ‘alegria’, revelou ela.
Ainda no início de sua carreira, dançou em algumas companhias culturais da capital maranhense, como a Companhia Barrica, no Boi Pirilampo, e em 2016 foi a Rainha do Carnaval de São Luís.
Em 2017, Athuy foi estudar dança na Universidade Federal da Bahia, onde conheceu sua maior paixão, a sanfona.
“Conheci a sanfona na casa de um tio, na Chapada Diamantina. Ali descobri a paixão da minha vida[…]. A sanfona não era usada, então pedi ela [instrumento] pra levar pra casa. E comecei a estudar sozinha até aprender tocar”, contou ela.
Com saudade do colorido junino do Maranhão, criou juntamente com a comunidade de onde mora, um bloco de rua itinerante em Salvador.
“O bloco Sem Eira nem Beira é itinerante. Saímos pelas ruas de Santo Antônio Além do Carmo, festejando o melhor do carnaval. Queria resgatar as cores do São João do Maranhão.”
Atualmente, Athuy compõe o trio Abafafá, juntamente com Irys Oliveira e Iná Tupinambá, “nós somos um trio pé de serra irreverente feita por mulher preta e indígena”
Athuy em Turnê Pernamarabaiana:
- 23/12 às 20h: Grill Rei De França (Av. São Luís Rei de França – Turu, São Luís)
- 29/12 às 21h: Tebas Bar e Café (Casarão Porta e Janela – Centro Histórico de São Luís )
- 06/01 às 20h: Lampiões (Boteco e Petiscaria Praça Antônio Lobo – Centro Histórico São Luís)
A agenda continua aberta, para marcar shows: (71) 991780436 ou pelo Instagram @athuy_n
Tags: Arte popular, artista, Athuy, Difusora entrevista, Maranhão