Céline Dion perdeu controle dos músculos, diz irmã

A cantora Céline Dion já não tem mais controle dos músculos, informou a irmã Claudette Dion à imprensa canadense. A artista, de 55 anos, está afastada dos palcos desde o final do ano passado, quando foi diagnosticada com uma doença rara, conhecida como Síndrome da Pessoa Rígida.

O distúrbio neurológico afeta o sistema nervoso, causando espasmos musculares e rigidez no corpo, e não tem cura.

Segundo Claudette, a irmã continua com a fisioterapia, mas o retorno aos palcos é incerto. “Há alguns (médicos) que perderam a esperança porque é uma doença que não se conhece… É certo que, nos nossos sonhos e nos dela, a ideia é voltar aos palcos”, afirmou.

“Em qual estado? Não sei. As cordas vocais são músculos e o coração também é um músculo. Isto é o que me pega: ‘como afeta um em milhões, os cientistas não fizeram muitas pesquisas’ “, lamentou

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida?

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos (NINDS), as pessoas que sofrem com essa síndrome “podem ser muito incapacitadas para andar ou se mover, ou têm medo de sair de casa porque os ruídos da rua, como o som de uma buzina, podem desencadear espasmos e quedas”.

Cientistas ainda não descobriram o que causa a doença e nem como ela pode ser curada, mas pesquisas indicam que ela é o resultado de uma resposta autoimune que deu errado no cérebro e na medula espinhal.

A SPR afeta duas vezes mais mulheres do que homens e está, frequentemente, associada a outras doenças autoimunes.

 

*com SBT News

Tags: cantora, céline dion, doença, Síndrome da Pessoa Rígida