Agenda On: saiba o que fazer neste fim de semana na Grande São Luís

O fim de semana chegou e o Difusora On separou uma programação especial para quem ama curtir um rolê cultural na Grande São Luís. Atividades recreativas, música boa e muito mais, vale a pena conferir:

16ª edição da Feira do Livro de São Luís

Começa nesta sexta-feira (13), será aberta a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) na Praça Maria Aragão, situada no Centro da capital maranhense. O evento literário segue até o dia 22 de outubro.

Nesta edição, a FeliS celebra o bicentenário de Gonçalves Dias, considerado o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil, cujo legado literário é carregado de méritos.

A programação gratuita conta com palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamentos de livros, sessões de cinema, bate-papos, contações de histórias, espetáculos e performances teatrais.

54ª Festa da Juçara – São Luís

Uma das atividades mais tradicionais do Maranhão está de volta a partir deste domingo (15). A 54ª Festa da Juçara mantém viva a inconfundível expressão popular da cultura e da culinária da região do Maracanã, celeiro dos juçarais que abastecem São Luís e são levados para todas as partes do Brasil. A Festa da Juçara vai se estender até o dia 5 de novembro.

A 54ª Festa da Juçara vai ter 49 barracas, oferecendo diversas variedades de refeições do fruto mais apreciado pelo maranhense, e o melhor, com entrada gratuita. A expectativa da organização é que pelo menos 8 mil pessoas passem pelo Parque da Juçara, nos dias de domingo, quando acontecem as apresentações culturais. A arena principal estará aberta ao público das 12h às 20h, e a praça da alimentação das 17h30 às 23h. 

Festival Experimental de Cinema – Alcântara

Que tal travessar a Baía de São Marcos, vivenciar um festival de cinema sob o céu estrelado de Alcântara? Acontece nesta sexta-feira (13), a primeira edição do internacional Festival Experimental de Cinema – FeX. A programação é gratuita para todas as idades e serão exibidos 100 filmes de diversos países como Brasil, Japão, EUA, México, Chile, Irã, Bolívia, Rússia, França e África do Sul. O festival vai até o próximo domingo (15).

A ideia do festival surgiu da percepção e necessidade de um grupo de produtores da área do audiovisual maranhense e nordestina, em veicular sua produção experimental. Além do concurso, a mostra conta com oficinas voltadas para o audiovisual.

As inscrições para as oficinas de vídeo e de som para audiovisual podem ser feitas, dia 13, a partir das 8h, no Museu de Alcântara, na Praça da Matriz. Toda a programação é gratuita. Programação completa no site: https://fexcinema.wordpress.com/

Matsuri 2023 – São Luís

Está de volta em São Luís, o maior festival de cultura pop, geek nerd do Maranhão. O Matsuri 2023, acontece neste sábado (14) e domingo (15), no Multicenter Negócios e Eventos – Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

O Matsuri traz novamente uma série de programações e atividades para quem é apaixonado pelo universo da cultura pop, oriental, geek e nerd, como: desfile cosplay, concurso de K-pop, games em muito mais.

Em sua décima terceira edição o festival traz atrações de peso como a Yumi Matsuzawa, cantora japonesa oficial dos temas de Cavaleiros do Zodíaco, Nadesico e Bucky entre outros artistas.

Tags: Agenda ON, cultura, Maranhão