A data é feriado restritamente na região maranhense.
A data é feriado restritamente na região maranhense.
Você sabe o motivo do dia 28 de julho ser feriado no Maranhão? A data é marcada pela adesão do Maranhão à independência do Brasil, ocorrida em 1823, cerca de um ano depois da proclamação oficial. O feriado foi instituído em 2 de outubro de 1964 na Lei nº 2457 e é apenas comemorada na região maranhense.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
“É feriado estadual o dia 28 de julho, data que assinala a adesão do Maranhão à independência”, diz o artigo primeiro da lei.
Ao contrário da visão tradicional histórica, o Maranhão demorou para reconhecer a independência do país, sendo o penúltimo a aderir a independência, em seguida vem o estado do Pará. O motivo pela demora se deu pelos fortes laços que o estado mantinha com Portugal, além de manter um intenso fluxo comercial com os portugueses, bem como laços políticos.
Entre 1751 a 1778, o Estado do Grão-Pará e Maranhão foi separado da colônia brasileira e subordinava-se diretamente à Coroa Portuguesa. Tendo uma localização geográfica mais próxima à Europa, a comunicação marítima com Lisboa era mais viável do que com a nova sede do Brasil na época, o Rio de Janeiro.
Essa relação com Lisboa foi um fator decisivo para que as elites maranhenses resistissem a decisão de independência do país, culminando com um movimento defendendo a manutenção do Maranhão junto ao Império português durante o processo político que tornou o Brasil independente. A ideia de “adesão” começou a surgir em 1823, com os avanços das tropas vindas do Piauí e Ceará. Alguns embates realizados fizeram com que a região maranhense aderisse a independência.