Brasil está entre os países onde o diploma tem maior impacto na renda, atrás apenas da Colômbia
Brasil está entre os países onde o diploma tem maior impacto na renda, atrás apenas da Colômbia
Ter ensino superior no Brasil ainda é um diferencial importante no mercado de trabalho. Segundo o relatório Education at a Glance 2025, da OCDE, brasileiros com diploma de graduação ganham em média 148% a mais do que aqueles que concluíram apenas o ensino médio. A diferença é quase três vezes maior que a média internacional, de 54%.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O Brasil está entre os países onde o diploma tem maior impacto na renda, atrás apenas da Colômbia (150%) e da África do Sul (251%). Apesar disso, só 20,5% dos brasileiros com mais de 25 anos têm ensino superior, segundo o IBGE.
O relatório também alerta para desafios: 25% dos estudantes abandonam a faculdade no primeiro ano e 24% dos jovens de 18 a 24 anos não estudam nem trabalham.
Para o reitor de uma instituição de ensino particular, Luís Ribeiro, a universidade amplia não só a formação técnica, mas também habilidades valorizadas pelo mercado, como liderança, comunicação e resolução de problemas. Ele destaca ainda que áreas ligadas à tecnologia, sustentabilidade e bem-estar social são as mais promissoras.
“O maior legado do ensino superior é a transformação pessoal e profissional que acompanha o aluno por toda a vida”, afirmou.
Com informações de Cores