Inscrições seguem até o dia 6 de junho
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi publicado nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O documento traz todas as regras, datas e procedimentos para quem vai participar do exame neste ano.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Entre as novidades, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que os resultados do Enem 2025 poderão ser usados para certificação de conclusão do ensino médio. Além disso, haverá inscrição pré-preenchida para estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública.
A certificação será voltada para quem tem 18 anos ou mais e escolher essa opção no momento da inscrição. A lista das instituições que vão oferecer a certificação será divulgada em portaria específica do Inep.
O Enem volta a permitir a certificação, mas isso não substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuará acontecendo normalmente.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 26 de maio, e seguem até o dia 6 de junho, pela Página do Participante.
A taxa de inscrição é de R$ 85, podendo ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. O prazo para pagamento é até o dia 11 de junho.
Estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2025, na rede pública, não precisarão gerar boleto nem pagar a taxa, mesmo que não tenham pedido isenção.
Quem está no Cadastro Único (CadÚnico) e vai usar a nota do Enem para certificação de ensino médio também fica isento da taxa.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país.
Porém, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) na região.