A cidade de Afonso Cunha foi atingida por uma forte enchente depois que o riacho São Gonçalo transbordou, na última segunda-feira (17). O volume de água aumentou após mais de 10 horas de chuva intensa, invadindo casas e comércios e causando grandes prejuízos à população.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, representam a maior cheia dos últimos 10 anos. Cinco bairros foram alagados, deixando diversas comunidades rurais isoladas. Apenas dois bairros, localizados em áreas mais altas, não foram afetados. A força da água comprometeu o abastecimento, dificultou a mobilidade e causou destruição em várias propriedades.
Um gabinete de crise foi criado para tomar medidas emergenciais. Uma das ações foi cortar uma rua para facilitar o escoamento da água. O Corpo de Bombeiros de Chapadinha foi acionado para ajudar nos resgates e remoção de moradores das áreas de risco.
A situação também preocupa outras cidades. Em Pirapemas, a prefeitura emitiu um alerta sobre a possibilidade de suspender a travessia de veículos no Rio Itapecuru a partir de quinta-feira (20), caso o nível da água continue subindo.
Já em Pedreiras, o Rio Mearim está três metros acima do nível normal e já alagou áreas ribeirinhas. Pelo menos sete famílias ficaram desabrigadas. As equipes de monitoramento seguem acompanhando a situação e novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos dias.