Além da apreensão, os policias constataram que um dos veículos era furtado.
Além da apreensão, os policias constataram que um dos veículos era furtado.
Dois caminhões foram apreendidos, em momentos distintos, por transportarem mais de 75m³ madeira de forma irregular na BR-316, no município de Bela Vista. Durante as abordagens desta terça-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que um dos veículos estava com um registro de furto realizado em outubro deste ano, no estado de São Paulo.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com a PRF, o condutor e o passageiro que estavam no caminhão furtado eram naturais do estado do Pará e transportavam uma carga de madeira nativa serrada, que totalizou 41,67m³, excedendo 10% do limite estabelecido pela Guia Florestal (34,88m³). A equipe constatou que a veículo transportava quatro essências florestais não declaradas na documentação.
Os envolvidos e o veículo de grande porte foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês, para a adoção das medidas cabíveis.
No dia anterior, nesta segunda-feira (3), a mesma equipe da PRF aprendeu outra carga de madeira nativa irregular na mesma região. Os policiais fiscalizaram o veículo e constataram que a carga excedia o limite declarado na documentação, de 30,02 m³ para 34,23 m³. O caminhão também transportava cinco espécies diferentes das do documento da Guia Florestal (GF3i).
O condutor, de 29 anos, respondeu pelo crime do artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais e se comprometeu a comparecer em audiência a ser marcada posteriormente junto ao Juizado Especial Criminal competente. O caminhão foi levado para o pátio da PRF e está à disposição do órgão ambiental competente e da justiça.