Os portões dos colégios eleitorais se fecharam às 17h, mas muitas urnas eletrônicas apresentaram problemas na votação, na Região Metropolitana de São Luís.
As reclamações vão desde o mau funcionamento das urnas, até as filas quilométricas nos locais de votação.
Os portões dos colégios eleitorais foram abertos às 8h e permaneceram assim até as 17h. Ao longo do dia muitos eleitores reclamaram falta de normalização das urnas.
Um eleitor que votou no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no bairro do Monte Castelo, disse que ficou mais de 1hr esperando para votar, pois a urna não estava funcionando.
Além disso, outras urnas reiniciaram sozinhas. O caso ocorreu no Instituto Estadual de Educação do Maranhão (IEMA), no bairro de Fátima, os eleitores se queixaram da demora para votar.
Os problemas acabam atrapalhando o processo democrático, além de dificultar a apuração dos votos.
Seu Manuel ficou na fila por mais de 1 hora para votar, no bairro do São Francisco, na Unidade Integrada Desembargador Sarney, seção “545”, zona “3”.
“Estou na fila desde às 14h, já comunicaram pra gente 3 vezes que as urnas estão com problemas e por isso estou aqui esperando para votar”, diz.
Urnas oscilando
Já no bairro do Fialho, no Colégio Olinda Desterro, a urna da seção “211” estava oscilando e as pessoas ficaram quase duas horas esperando.
Os agentes normalizaram a situação após reiniciar a urna.
Algumas urnas ainda paravam de funcionar, na escola Gonçalves Dias, no bairro do Jardim Tropical em São José de Ribamar, os eleitores chegaram a esperar quase duas horas em pé para votar.
Segundo os relatos, as urnas paravam e voltavam a cada 30 minutos, enquanto isso eles ficavam nas filas quilométricas esperando para exercer a sua cidadania.
Apesar de os portões terem sido fechados às 17h, as pessoas que já estavam na fila antes desse horário puderam votar.
Tags: ´São Luís, eleições 2024, São José de Ribamar, urnas eletrônicas