Veja como foi o debate da TV Difusora com os candidatos a prefeito de Imperatriz

O debate promovido pela TV Difusora Sul, nesta quarta-feira (23), reuniu os candidatos Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP), que estão no segundo turno na disputa pela Prefeitura de Imperatriz.

Com transmissão ao vivo pela TV e pelos canais digitais da emissora, o encontro contou com três blocos e cerca de 1h15 de duração.

Ademais, a TV instalou um telão na entrada da emissora, permitindo assim que o embate fosse acompanhado pelas pessoas que acompanharam os candidatos até à sede da Difusora e ficou do lado de fora.

O debate foi mediado pelo jornalista Adalberto Melo, apresentador do programa ‘Tá Na Hora Maranhão’ e Diretor de Jornalismo da emissora.

Dinâmica

No 1° bloco, cada eleitor teve 30 segundos para fazer uma pergunta. De acordo com a ordem definida em sorteio, os candidatos debateram, com relógio livre, o tema sugerido pelo eleitor.

O bloco teve a participação de quatro eleitores, que puderam fazer uma pergunta aos candidatos.

Cada candidato teve 3 minutos para responder, tratar de outro tema ou fazer perguntas e comentários, desde que não ultrapassasse o tempo destinado para a fala, em cada rodada.

O 2° bloco teve a mesma dinâmica do anterior. Já no 3° bloco, os candidatos tiveram 1 minuto, cada, para fazerem suas considerações finais.

PRIMEIRO BLOCO

O debate teve início com a primeira pergunta feita aos candidatos pelo professor e acadêmico Dario de Deus Sousa.

Ele, que também é coordenador do Setor Juventude da Diocese de Imperatriz, indagou os dois candidatos sobre projetos para a juventude.

Mariana Carvalho começou respondendo, afirmando que vai estruturar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), onde os jovens terão acesso a uma equipe multidisciplinar.

O candidato Rildo Amaral disse que vai criar o programa Primeira Chance para dá oportunidade de trabalho aos jovens.

Ademais, Rildo disse que já fez vários espaços de prática esportivas em Imperatriz a partir de emendas parlamentares.

No segundo uso do tempo, Mariana disse que, caso eleita, fará uma gestão parceira dos governos estadual e federal para trazer ações para a juventude.

A candidata disse ainda que vai criar o programa Bolsa Atleta e vai valorizar os talentos e artistas locais. Além disso, ela prometeu trazer empresas para Imperatriz para gerar emprego e renda.

Na sua vez, Rildo disse que já atraiu empresas para a cidade como deputado estadual e que estas geraram empregos.

Mariana Carvalho pontuou que vai investir na segurança, com concurso para Guarda Civil Municipal, para combater a criminalidade.

A segunda pergunta foi feita por Eronilde dos Santos, que é arista e educadora. Ela perguntou sobre educação antirracista e sobre políticas voltadas para professores.

Mariana começou respondendo e disse que é preciso valorizar os professores, oportunizando capacitação e vínculo permanente da gestão com a classe.

Além disso, ela falou sobre fazer parceria com instituições de ensino para ofertar a qualificação aos professores.

Disse ainda que vai regulamentar cuidadores que atuam na sala de aula e aumentar as salas de recurso.

Sobre a educação antirracista, a candidata disse que é preciso respeito às diferenças dentro da sala de aula e vai fazer isso através da conscientização.

Rildo destacou que é professor concursado há 20 ano e que como vereador votou a favor dos professores. Ele também disse que a classe é desrespeitada pela atual gestão.

Ademais, disse que vai instituir o Plano de cargos e carreiras dos professores e fazer convênio com instituições particulares para ofertar formação.

Mariana rebateu Rildo e disse que a categoria já tem plano de cargos e carreiras. Ademais disse que vai valorizar todos os profissionais da comunidade escolar..

Rildo respondeu Mariana e disse que o Plano será revisado. Além disso, ele prometeu investir na merenda escolar, entregar kit escolar completo aos alunos e colocar a Guarda Municipal para realizar blitz escolar.

Mariana disse que vai fazer funcionar as 14 creches na cidade, além de investir em escolas em tempo integral

Rildo pontuou que vai revitalizar as creches existentes e construir outras.

Mariana prometeu implantar o plano de cargos e carreiras para os servidores de saúde.

A terceira pergunta foi formulada pelo atleta de natação e estudante de medicina, Davi Bandeira. Ele perguntou quais os planos dos candidatos para o esporte de Imperatriz.

Rildo Amaral parabenizou o atleta pelos títulos e disse que vai criar o Bolsa atleta e ofertar um ônibus para os atletas do município.

Mariana alegou que sempre ajudou vários atletas do município,

Rildo destacou os talentos de todos os atletas das 64 modalidades esportivas existentes em Imperatriz.

Mariana falou que vai ajudar o time de futebol do Imperatriz, através de parcerias através da lei de incentivo ao esporte.

Além disso, a candidata do Republicanos perguntou à Rildo Amaral sobre as obras paradas do estádio Frei Epifânio da Abadia.

Rildo disse que a culpa pela paralisação da obra é da atual gestão municipal. Disse ainda que conseguiu recurso do Ministério do Esporte para reforma do estádio.

Mariana indagou a Rildo porque ele não cobrou o governo do estado e nem a prefeitura em relação à obra. Disse ainda que ele é aliado do prefeito Assis Ramos.

Rildo retrucou e disse que o atual gestor municipal é aliado de Mariana Carvalho.

Mariana então disse que os secretários da atual gestão e vice-prefeito estão apoiando Rildo.

a quarta pergunta foi feita por Carla Patrícia, que é enfermeira e presidente da Associação de Pacientes com Câncer. Ela perguntou sobre ações em prol dos pacientes em tratamento oncológico.

Mariana disse que vai fazer parceria com instituições que já existem, além de ampliar especialidades oncológicas ofertadas na cidade através de parceria com os governos estadual e federal.

Rildo falou dos aliados da Mariana, os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Aluizio Mendes.

Sobre ações na área de oncologia, ele disse que é preciso investimentos. Ademais disse que como deputado estadual, já conseguiu que exames para identificação de câncer fossem feitos em Imperatriz.

Mariana rebateu Rildo sobre apoiadores e disse que a candidata é ela. Voltou a dizer que os secretários da gestão atual estão apoiando o adversário.

Ademais prometeu que vai fazer a melhor gestão da saúde de Imperatriz.

Rildo falou que vai reforçar os serviços de oncologia, bem como os de outras áreas da saúde.

Mariana disse que, caso eleita, vai fazer uma auditoria na Saúde do município e que vai cobrar a abertura do novo Socorrão.

Rildo falou que ele vai fazer parcerias, mas que Mariana vai se isolar.

Mariana retrucou e disse que vai fazer parcerias, mas que não vai fazer da prefeitura um ‘puxadinho’ para aliados.

SEGUNDO BLOCO

A primeira pergunta do segundo bloco foi feita pelo babalorixá Átila de Oxum, presidente da Associação de Terreiros, Religiões e Cultura de Matriz Africana de Imperatriz.

Ele perguntou sobre projetos para o povo de terreiro do município.

Rildo Amaral disse que é preciso respeito ao povo de terreiro. Falou ainda que vai apoiar eventos de todas as religiões e garantir a realização de cultos religiosos.

Mariana Carvalho também falou sobre respeito ás religiões. Disse ainda que vai dialogar com todas as religiões, criando grupos de trabalho para isso.

Rildo pontuou que já fez vários investimentos na cultura de Imperatriz como deputado estadual.

Mariana prometeu criar a secretaria de Cultura estruturada com pessoas técnicas para captar recursos que possibilitem a realização de festivais culturais e apoiar os artistas da terra.

Além disso, a candidata disse que Rildo Amaral não teria pagado artistas locais que participaram de eventos culturais realizados por ele.

Rildo respondeu dizendo que pagou os artistas e que os que não receberam foram contratados pelo Governo do Estado.

Mariana então criticou a relação de Rildo com o Governo do Estado, uma vez que ele não teria conseguido cobrar do governo o pagamento dos artistas.

Rildo Amaral falou de uma promessa de Mariana sobre umas motos que seriam doadas à instituições, mas que não teria cumprido.

Mariana respondeu e disse que as motos não chegaram por conta do período eleitoral, que é vedado.

Rildo Amaral disse que mais de R$ 77 milhões foram injetadas pelo ministro dos Esportes André Fufuca em Imperatriz, a partir de demanda sua.

A segunda pergunta foi feita por Simone Fonseca, artesã e presidente da Associação de Artesãos de Imperatriz. A pergunta foi sobre propostas para fortalecer a cultura no município.

Mariana criticou a atual Fundação Cultural e reafirmou que vai criar a Secretaria de Cultura.

Rildo parabenizou os artesãos e prometeu fazer feiras semanais para expor produtos de artesãos e demais artistas.

Mariana perguntou a Rildo o que ele fez para conter os alagamentos que ocorrem no bairro Bacuri, um dos maiores de Imperatriz.

Rildo disse que realizou drenagens no bairro.

Mariana falou que Rildo teve parcerias com o Governo do Estado e não trouxe obras para o bairro Bacuri.

Rildo criticou a falta de parcerias de Mariana e disse que ele tem possibilidade de fazer parcerias.

Mariana disse que Rildo é político há 16 anos e não fez obras no bairro Bacuri e que ela vai estruturar o bairro.

Rildo falou das obras que ele fez a partir de emendas do seu mandato como deputado estadual.

A terceira pergunta foi formulada por Tiago Sousa Silva. Administrador e professor, ele perguntou sobre propostas para a classe empresarial.

Rildo criticou o prefeito Assis Ramos pela inoperância do sistema de emissão de documentos fiscais. Ademais, prometeu criar o programa Destrava Imperatriz, para que os empresários possam ter facilidade na emissão de documentos necessários à sua atividade.

Mariana criticou a alta carga tributária no município e defendeu a desburocratização para a classe empresarial.

Rildo criticou a cobrança indevida de IPTU pela atual gestão e disse que vai atrair empresas para Imperatriz.

Mariana prometeu alterar o código tributário do município e disse que Rildo votou a favor do aumento do ICMS no Maranhão.

Rildo então falou que não votou a favor de impostos, mas para aprovar uma lei que o estado era obrigado a rever.

Mariana voltou a afirmar que Rildo votou a favor do ICMS e que o aumento teria causado o encarecimento de itens da cesta básica.

Rildo disse que o ICMS não incidiu na cesta básica.

Mariana pontuou que o aumento do ICMS também atrapalha a atividade dos empreendedores de Imperatriz.

Rildo disse que Mariana não entende de questões tributárias.

A quarta pergunta foi feita por Jordana Ila, que é mãe atípica e presidente da AMA (Associação das Mães de Autista).

Ela perguntou qual a proposta dos candidatos para a oferta de educação inclusiva e assistência ás famílias atípicas.

Mariana disse que, como deputada federal destinou R$ 200 mil para que a APAE não fechasse as portas. Além disso, voltou a prometer a reestruturação dos CAPs.

Rildo criticou a prefeitura de Imperatriz pela falta de tratamento adequado às crianças com autismo e às famílias atípicas.

Além disso, disse que vai criar o Centro de Referência para Crianças com Deficiência.

Mariana falou que protocolou lei para que garantir tarifa zero na conta de energia para famílias com crianças com autismo.

Ademais, ela perguntou a Rildo quantas leis ele fez para garantir direitos para as crianças com autismo

Rildo disse que trouxe o TEA Ativo para garantir esportes para as crianças com autismo dos 6 aos 9 anos.

Mariana prometeu que vai garantir assistência às crianças com autismo e voltou a preguntar Rildo sobre leis para crianças com autismo.

Rildo então disse que fez uma lei junto com o deputado Neto Evangelista para proibir os fogos de artifícios com estopim que assustam crianças com autismo.

Mariana destacou sua atuação como deputada federal.

Rildo disse que faz ações em Imperatriz há 16 anos.

TERCEIRO BLOCO

Nas considerações finais, Mariana Carvalho agradeceu a Deus e disse que tem compromisso para fazer a melhor gestão com resultados.

Disse ainda que não tem alianças com grupos políticos e que o seu compromisso é com o povo de Imperatriz e pediu voto.

Na sua vez, Rildo também gradeceu a Deus e pontuou que nasceu, cresceu em Imperatriz. Além disso. falou da sua rotina de atender ás pessoas.

Ademais, lembrou do contato com as pessoas durante a campanha. e pediu o voto e a confiança dos eleitores.

Tags: debate, eleição 2024, Grupo Difusora, imperatriz