Os programas de governo registrados pelos candidatos à Prefeitura de São Luís trazem metas e propostas para a saúde.
A maior parte dos candidatos define como prioridade investir mais no Sistema Único de Saúde, o SUS, para assegurar atendimento amplo à população.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Entre as propostas, estão: reduzir a fila para atendimentos, realização de concursos, aperfeiçoamento da marcação de consultas, novos hospitais, além da valorização dos profissionais.
Confira, a seguir, detalhes de cada proposta. A ordem é a mesma na qual os candidatos aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Wellington do Curso (Novo)
O candidato do Novo defende implementar o Tele agendamento de consultas básicas; os Centros de especialidades médicas para promoção da saúde, consultas e exames especializados.
Além disso, está entre as propostas a realização de mutirões de consultas especializadas; e diminuição da superlotação dos hospitais de urgência/emergência.
Fábio Câmara (PDT)
O pedetista defende o fortalecimento da atenção primária em saúde para que 80% da população seja assistida, assim como a criação de centros de diagnósticos.
Ao mesmo tempo, propõe serviços de cuidados aos idosos; e fortalecimento do programa saúde na escola com serviços de saúde mental para os estudantes.
Dr. Yglésio (PRTB)
Yglésio propõe capacitações e a política desperdício zero na rede de saúde, assim como a ampliação da rede hospitalar com um hospital pra população diabética.
Além disso, sugere o aumento da oferta de atendimentos na atenção básica; fornecimento da farmácia básica nas unidades; e central de marcação de consultas online.
Duarte (PSB)
O candidato diz que é necessário descentralizar e facilitar a marcação de consultas e exames. Além disso, defende ampliar a oferta de consultas em Especialidades.
Duarte pretende criar centros especializados em diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar, assim como garantir o funcionamento do atendimento veterinário; e atendimento pré-natal com qualidade.
Eduardo Braide (PSD)
O candidato à reeleição propõe ampliar a rede hospitalar com o novo Socorrão 2, o hospital da zona rural, maternidade municipal, além de novas UBS.
Braide defende também a implantação de novos Centros de Especialidades Médicas, assim como criar um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce e Tratamento para crianças neurodiversas.
Franklin (PSOL)
Para o candidato do Partido Socialista, a realização de concurso público e a defesa incondicional do SUS e seus princípios são essenciais.
Franklin defende a implantação do prontuário eletrônico, constituir equipes de saúde bucal nas unidades de saúde da família e escolas, além de reforçar a vacinação.
Saulo Arcangeli (PSTU)
Arcangeli diz que a principal causa da precariedade de atendimento da saúde é a falta de investimentos em servidores e no serviço público de qualidade.
Ele propõe o reaparelhamento das UBS, a implantação da saúde integral e preventiva, assim como concurso público e sistema de saúde totalmente estatal.
Flávia Alves (Solidariedade)
Flávia propõe instituir o Sistema Integrado de Saúde, para garantir a marcação de consulta e realização dos exames básicos necessários, nas unidades de saúde.
Além disso, sugere a construção de uma maternidade municipal, implementação de programa de distribuição de medicamentos, assim como a criação de um centro de reabilitação.
Tags: Duarte, eduardo braide, eleições 2024, Fábio Câmara, Flávia Alves, Franklin, Programa de Governo, São Luís, Saulo Arcangeli, SUS, Wellington, Yglésio