As forças de segurança do Maranhão enviaram, nesta quinta-feira (3), agentes para reforçar a segurança no interior do estado durante as eleições municipais que acontecem no domingo (6). Ao todo, 7.554 policiais foram escalados e embarcaram em São Luís.
O estado tem 105 zonas eleitorais distribuídos entre os 217 municípios. Para este ano, 3.054 policiais atuarão exclusivamente na Grande Ilha, que reúne cerca de 1,5 milhão de habitantes.
“Nós trabalhamos pela segurança para que a população, o eleitor, saia de casa com tranquilidade e vai exercer o sufrágio de acordo com as suas convicções, escolhendo aquele que ele entenda ser o melhor”, pontuou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Mauricío Martins.
“Nós empregaremos um efetivo de 7.554 homens, 901 viaturas e 206 motos, 206 motocicletas, ou seja, nós empregaremos todo o efetivo, toda a estrutura da polícia militar para que nós tenhamos uma eleição com muita segurança, paz e harmonia social”, afirmou o Coronel Paulo Fernando, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão.
Policiais civis também estão escalados para prevenir, bem como reprimir práticas que comprometam o processo eleitoral nos locais de votação do estado.
As regiões passaram a receber reforço, inclusive de tropas militares especializadas, desde o dia 24 de setembro.
A atuação se concentrará no combate a práticas como boca de urna, compra de votos, assim como transporte irregular de eleitores.
Além disso, a equipe controlará manifestações, bloqueará vias públicas e fiscalizará crimes como fake news, venda de bebidas alcoólicas em período proibido e uso indevido de celulares nas cabines de votação. A ação visa, ainda, garantir a segurança das urnas e prevenir crimes eleitorais em áreas remotas, como povoados e terras indígenas.
Paralelamente, agentes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) também atuarão em pontos estratégicos: o efetivo do Centro Tático Aéreo (CTA) estará de prontidão nas três bases existentes no estado: em São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra.
Ações integradas
Além da atuação integrada com a Polícia Militar no trabalho ostensivo, policiais civis irão reforçar os plantões, observando as particularidades de cada regional. A equipe realizará todo o trabalho em parceria com as guardas municipais, os órgãos de trânsito municipais e as forças federais, que estarão presentes em dezenas de cidades maranhenses.
Atendimento especializado
Semelhantemente, o Corpo de Bombeiros se redistribuirá estrategicamente durante o período das eleições municipais, mantendo unidades de resgate e atendimentos emergenciais em grandes centros e apoiando órgãos municipais de atividades semelhantes, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O efetivo de Defesa Civil seguirá de prontidão.
Monitoramento por câmeras
O Centro Integrado de Operações de Segurança, orientará as equipes para ficarem em alerta máximo nas câmeras das vias próximas aos locais de votação.
Ademais, o Centro Inteligência de Segurança Pública (CISP) fará os levantamentos necessários, em face às possíveis ocorrências, para subsidiar as decisões operacionais dos grandes comandos, que acompanharão o andamento da operação durante todo o domingo das eleições.