Um total de 162.011 jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar no Maranhão este ano. Esse número representa o maior percentual de todo o país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O voto é facultativo para essa faixa etária, assim como para idosos com mais de 70 anos e analfabetos.
Em 2020, 1.030.563 jovens foram às urnas, o que corresponde a menos de 1% de todo o eleitorado do país. Em comparação com o último ano de eleições, 2024 teve um aumento de 78% no número de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos.
Para o estudante João Guilherme Castro David, de 17 anos, o voto, mesmo que facultativo para sua idade, é importante para o amadurecimento. “Estamos começando a nos desenvolver agora, começando a entrar nesse processo de maturação e participar de algo tão relevante no nosso estado. Essa eleição vai mudar os políticos, prefeitos, vereadores. Acho muito importante fazer parte disso, principalmente para que haja uma cobrança maior por parte da população,” pontua.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Além disso, a criação de senso crítico é um ponto que o jovem destaca como importante, e por isso vai votar. “Apesar do meu voto ser facultativo por eu ser menor de idade, eu acho muito importante tirar o título e votar esse ano para que a gente, que é menor de idade, tenha essa criação de um senso crítico maior, para que possamos filtrar aquelas pessoas que vão tomar à frente da nossa população e que vão tomar à frente das necessidades que as pessoas têm na nossa população,” diz.
Segundo João, o voto dos jovens nessa faixa etária é uma forma de cobrar dos políticos que eles tomem à frente das necessidades da população maranhense.
“É importante para que os políticos tomem à frente de forma séria e correta e que nossa população seja devidamente assistida, porque existem pessoas com necessidades profundas na nossa população, dentro da população maranhense, principalmente nas cidades do interior que são mais necessitadas,” conclui.
Ranking dos estados com maior eleitorado jovem:
- Maranhão – 3,13%
- Roraima – 2,74%
- Tocantins – 2,65%
- Acre – 2,57%
- Amapá – 2,45%
As eleições de 2024 para o primeiro turno ocorrerão no próximo dia 6 de outubro. Os eleitores irão votar para os cargos de prefeitos e vereadores dos municípios.
Em caso de segundo turno, a votação será no dia 27 de outubro, mas somente para cidades com mais de 200 mil eleitores.
Tags: Brasil, eleições 2024, jovens, Maranhão