Maranhão já registra 55 denúncias de propaganda eleitoral ilegal

Os usuários do aplicativo Pardal, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já efetuaram 55 denúncias de possíveis crimes eleitorais no Maranhão durante a campanha para cargos municipais em 2024.

A plataforma possibilita aos eleitores o registro de denúncias à Justiça Eleitoral e Ministério Público sobre possíveis crimes eleitorais. Além disso, por meio do aplicativo, o usuário também pode acompanhar as denúncias que fizer.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez municípios maranhenses registraram denúncias, entre eles São Luís. Veja a lista:

Bom Jesus das Selvas: 18
Timon: 9
São Luís: 7
Maracaçumé: 6
Paço do Lumiar: 4
Pinheiro: 4
Dom Pedro: 3
Itapecuru Mirim: 2
Santa Inês: 1
Araioses: 1

Assim, de acordo com as estatísticas, 23 denúncias foram contra candidatos a vereadores, e, por outro lado, 16 foram contra candidatos a prefeitos. (os dados foram contabilizados até as 12h desta terça-feira)

Confira a tabela:

Serviço Pardal Móvel

O aplicativo é aprimorado a cada pleito. Neste ano, a novidade é a possibilidade de denunciar irregularidades nas campanhas eleitorais na internet, por meio do serviço “Pardal Móvel”.

Para os cidadãos terem acesso ao app, devem acessar as lojas de aplicativos, pois a versão atualizada só pode ser baixada nesse programa.

Ferramenta – Pardal Móvel
Pardal Web
Pardal ADM

As denúncias são realizadas na página inicial do aplicativo, porém o usuário precisa autenticar-se por meio do login da conta “Gov.br” ou do “e-Título”.

Para fazer as denúncias, a ferramenta solicita que o denunciante envie fotos, vídeos ou áudios, bem como relatos de propagandas irregulares.

Tags: eleições 2024, Maranhão, TSE