Jhulio Sousa lidera disputa pela prefeitura de Poção de Pedras, diz pesquisa

Um levantamento do instituto Três Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (9), mostra o candidato Jhulio Sousa (Republicanos) na liderança da corrida eleitoral para a prefeitura de Poção de Pedras nas eleições municipais de 2024.

A pesquisa foi contratada pela Rádio e TV Difusora e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-04532/2024.

No levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Jhulio Sousa (Republicanos) aparece 60,50% das intenções de voto, contra 34% do candidato à reeleição Francisco Pinheiro (PSB).

A Dr.ᵃ Bruna Lima (PSD) vem na sequência com 1,50%, enquanto o padre Baltazar (PT) aparece com 1%.

Além disso, os que não sabem em quem votar ou não responderam ao levantamento, somam 3%.

A pesquisa entrevistou 400 pessoas entre os dias 4 e 6 de setembro e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Jhulio Sousa (Republicanos) aparece com 57,50%, enquanto o atual prefeito Francisco Pinheiro (PSB) tem 31%.  

O padre Baltazar (PT) e a Dr.ᵃ Bruna Lima (PSD) vem na sequência com 0,50% e 0,25% das intenções de voto, respectivamente.

Os votos branco ou nulo somam 0,75%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam ao levantamento, totalizam 10%.

Rejeição

Em outro cenário apresentado, o Instituto Três Pesquisas quis saber em qual candidato os eleitores não votariam de jeito nenhum.

Nessa simulação, Francisco Pinheiro (PSB) é o que possui maior rejeição: 50,75% dos entrevistados disseram não votar nele, enquanto Jhulio Sousa (Republicanos) tem 21,50%.

O padre Baltazar (PT) possui 8% de rejeição, enquanto a Dr.ᵃ Bruna Lima (PSD) tem 4,75%.

Entre os ouvidos, 12,50% não sabem quem escolher ou não opinaram, enquanto 2,50% declararam voto nulo ou branco.

Avaliação da gestão

A pesquisa também trouxe perguntas sobre a avaliação da gestão do atual prefeito e candidato à reeleição Francisco Pinheiro (PSB).

Dos entrevistados, 38,75% aprovam a gestão dele, enquanto 57,25% dos eleitores desaprovam a administração do prefeito.

Apenas 4% não souberam ou não responderam.

Tags: eleições 2024, Maranhão, poção de pedras, TSE