Cultura é um dos pontos fundamentais a serem debatidos nos planos de governo dos candidatos à Prefeitura de São Luís, neste ano.
Dentre os projetos, a revitalização do Centro Histórico está como prioridade no programa de alguns dos candidatos.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Confira a seguir, as principais ideias para a valorização e melhoria no âmbito cultural da capital maranhense.
Wellington do Curso (Novo)
O candidato propõe restaurar o Centro Histórico de São Luís por meio de ações de segurança, infraestrutura, entretenimento, bem como atividades socioeconômicas. Além de estimular a valorização do artesanato local, fortalecendo as Feiras de Arte e Artesanato da Praia Grande.
Além disso, Wellington também pretende otimizar a utilização de espaços públicos já existentes, como Concha Acústica e Mirante da Lagoa da Jansen.
Fábio Câmara (PDT)
De acordo com as propostas do candidato do PDT, está a criação de Centro de Sustentabilidade Urbana com Parque Cultural, Esportivo, Educacional e Tecnológico da Praia Grande.
O documento tem como tópicos a implantação do Centro Histórico Resort, que planeja transformar a área em potência no comércio; turismo 4D; assim como atividades culturais de rua.
Dr. Yglésio (PRTB)
Uma das prioridades do candidato é a revitalização de espaços culturais como, teatros, museus, bem como centros de arte. Em resumo, promovendo esses ambientes em centros de formação e expressão cultural.
Yglésio planeja criar calendário cultural permanente, incluindo festivais, exposições, oficinas, ao mesmo tempo que apresentações artísticas em diferentes bairros, em parceria com artistas locais, escolas e organizações culturais.
Duarte (PSB)
O candidato visa implementar Plano Municipal de Cultura, para incentivar e apoiar festivais e feiras culturais em diferentes áreas da cidade. Também ampliar a Feira do Livro de São Luís (FELIS), com a criação do Salão do Livro distribuição de vale livros.
Além disso, Duarte planeja estruturar programa de fomento ao reggae, criação do Projeto Barracões Culturais. E valorização de artista locais, possibilitando cachê antecipado.
Eduardo Braide (PSD)
A princípio, dentre as principais ideias do candidato, está a reativação do Circo-Escola Nelson Brito e requalificação do Centro de Artes Japiaçu – CAJ.
Braide planeja revisar Plano Municipal de Cultura, bem como criar Museu Nacional do Azulejo, visando promover a arte e história do azulejo.
Franklin (PSOL)
O candidato prevê criar espaços culturais e restaurar os já existentes como, Escola de Música Municipal, Casa do Bloco Tradicional, Centro de Arte Japiaçu, entre outros.
Outras propostas destacadas por Franklin, é a retomada do Cinema Odilo Costa Filho, em negociação com governo do estado e criação de Escola Técnica de Audiovisual Municipal.
Saulo Arcangeli (PSTU)
O candidato defende a implantação de uma política de valorização da cultura de forma democrática e igualitária, garantindo orçamento, assim como financiamento para as práticas culturais.
Além disso, propõe a formação de espaços e centros culturais públicos permanentes para realização de encontros e festivais, e eixo formativo para comunidade educacional, pra preservação e valorização do patrimônio material e imaterial.
Flávia Alves (Solidariedade)
A candidata propõe ampliar o calendário de eventos culturais ludovicenses, nas áreas de gastronomia, teatro, circo, literatura, religião, música, entre outros. E a construção de Centro destinado a Cultura, Artesanato e Turismo.
Flávia também pretende elaborar Plano de Requalificação do Centro, instituir Programa do Inventário Histórico e Cultural e criar espaços participativos no Conselho Municipal de Cultura.
Tags: Dr. Yglésio, duarte junior, eduardo braide, eleições 2024, Fábio Câmara, Flávia Alves, Franklin, São Luís, Saulo Arcangeli, Wellington do Curso