Confira como foi o debate Difusora com os candidatos a prefeito de Imperatriz

O debate promovido pela TV Difusora Sul, nesta quinta-feira (26), reuniu os candidatos à Prefeitura de Imperatriz: Gabriel Araújo (PCB), Josivaldo JP (PSD), Justino Filho (PMB), Marco Aurélio (PC do B), Mariana Carvalho (Republicanos), Nilson Takashi (Novo) e Rildo Amaral (PP).

Com transmissão ao vivo pela TV e pelos canais digitais da emissora, o encontro contou com cinco blocos e cerca de 2h30 de duração.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Ademais, a TV instalou um telão na entrada da emissora, permitindo assim que o embate fosse acompanhado pelas pessoas que acompanharam os candidatos até à sede da Difusora e ficou do lado de fora.

O debate foi mediado pelo jornalista Adalberto Melo, apresentador do programa ‘Tá Na Hora Maranhão’ e Diretor de Jornalismo da emissora.

Dinâmica

O debate foi dividido em cinco blocos:

1º Bloco: candidatos debateram entre si a partir de perguntas sobre tema livre. Os candidatos debatedores foram definidos por sorteio;

2º Bloco: candidatos responderam perguntas feitas por jornalistas do Grupo Difusora;

3º Bloco: candidatos debateram entre si a partir de perguntas sobre tema específico sorteado pelo mediador. Os candidatos debatedores foram definifidos por sorteio;

4º Bloco: candidatos responderam a perguntas feitas por eleitores convidados. Os candidatos foram sorteados no momento do debate;

5º Bloco: candidatos fizeram suas considerações finais

PRIMEIRO BLOCO

O debate teve início com candidato perguntando para candidato. No caso, Rildo Amaral (PP) começou perguntando para Josivaldo JP (PSD).

O candidato do PP perguntou ao adversário a respeito de seus planos de melhoria de investimento para o esporte em Imperatriz.

Em sua resposta, Josivaldo afirmou de que vai criar o fundo municipal do esporte para que empresas privadas possam ter subsídio para investir nos jovens e fomentar o esporte na cidade maranhense.

Além disso, prometeu que se caso vencer as eleições, vai construir um Centro de Treinamento para o time de futebol de Imperatriz.

Após a finalização do tempo de 1 minuto dada a Josivaldo, o candidato Rildo Amaral pôde comentar a resposta de seu adversário.

Nela, o candidato do PP afirmou que os fundos municipais não são feitos por entidades privadas, mas sim públicos.

Além disso, apontou que o que pode ser feito com essas instituições privadas são as leis de incentivo e citou o projeto Alvorada.

Em sua réplica, o candidato do PSD disse que ações de esporte vão além de dar uniforme e materiais para a atividade e que a cidade precisa ser encarada com responsabilidade.

Na segunda rodada feita por sorteio, Josivaldo JP perguntou o candidato Justino Filho (PMB). JP perguntou para o adversário sobre propostas de educação para Imperatriz.

Em sua resposta, Justino cita o sumiço de salário de professores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDED).

Em seu comentário, Josivaldo relembra sua vida escolar e cita que os estudantes, caso seja eleito prefeito, terão duas refeições e os educadores vão receber incentivo para melhorar nota do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Como resposta, Josivaldo apresentou que no caso da educação, é necessário investir no básico.

Enquanto isso, na terceira rodada, foi a vez do candidato Justino perguntar para a candidata Mariana Carvalho (Republicanos).

Sua pergunta envolveu a gestão dos recursos financeiros do município, em que muitas vezes, segundo o candidato, não acaba chegando em setores fundamentais.

A candidata falou sobre tratar com seriedade o dinheiro público. Citou de que terá uma equipe qualificada para Imperatriz.

Josivaldo rebateu citando críticas ao atual prefeito.

Em sua réplica, Mariana comenta que, como deputada estadual, representou a cidade de Imperatriz e que a cidade precisa de uma gestão transparente.

Além disso, disse que caso seja eleita, abrirá uma auditoria para esclarecer para onde foram os recursos da cidade.

Enquanto isso, na quarta rodada, Mariana perguntou ao candidato Marco Aurélio (PCdoB) a respeito da proposta para saúde na cidade.

O candidato comentou sobre sua experiência como deputado estadual e que vai zerar a fila de exames e cirurgias nos hospitais.

A candidata disse que a questão da saúde será prioridade em sua gestão com Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento, implementação de hospital de ortopedia e traumatologia, remanejamento de leitos do Socorrão e dentre outros.

Em sua réplica, Marco Aurélio aponta que é preciso ter parcerias para transformar a saúde da cidade.

Em seguida, foi a fez de Marco Aurélio fazer a sua pergunta para Nilson Takashi (Novo). A pergunta tratou sobre o projeto do outro candidato a respeito de seu projeto para os jovens de Imperatriz.

Em seu tempo, Nilson comentou que os jovens precisam ser inseridos no mercado de trabalho e com cursos profissionalizantes, principalmente na área da tecnologia.

Marco Aurélio: disse que tem o “Projeto Primeira Chance” que oferece estágios de seis meses que serão pagos pela Prefeitura. Além disso, com cursinhos pré-vestibulares gratuitos nas comunidades.

Na 6ª rodada, Nilson perguntou a Gabriel Araújo sobre a entrada dos jovens no mercado de trabalho em Imperatriz.

Gabriel: Citou que o trabalho deve ser feito desde a base com as escolas de tempo integral, creches também em tempo integral, pois com isso, o trabalhador vai ter onde deixar o seu filho (a) durante o dia. Além de preparação dos jovens para que cheguem à universidade.

Nilson: Comentou sobre a existência de novas profissões, talentos da cidade e dentre outros.

Gabriel: Comentou que os jovens se interessam também com acesso ao esporte.

Na 7ª rodada, o candidato do PcdoB perguntou ao candidato Rildo sobre o projeto para o transporte público na cidade.

Rildo: Impedir a ida de ônibus velhos de São Luís para Imperatriz. Falou também em modernização da frota.

Gabriel: comentou em substituir todas as paradas de Imperatriz e também com ar-condicionado; citou passe livre estudantil e a construção de integrações e novos ônibus.

Rildo: falou em fazer auditoria no transporte público, criação de terminal de integração em universidade, ampliação de linhas no bairro do Bom Jesus.

SEGUNDO BLOCO

No segundo bloco do debate, foi a vez dos jornalistas do Grupo Difusora fazerem perguntas aos candidatos que respondiam conforme sorteio.

O jornalista Hemerson Pintou perguntou sobre o acesso à cultura em todas as camadas sociais, pincipalmente de pessoas de áreas rurais e periféricas.

Os candidatos Rildo Amaral (PP) e Marco Aurélio (PCdoB) debateram sobre a temática.

Rildo: apontou que sempre foi um grande incentivador de quadrilhas juninas, movimentos culturais, carnavais, festas juninas e valorização de artistas locais em grandes eventos.

Marco: falou em valorização de artistas locais e que vai tirar do papel a Lei de Incentivo à Cultura.

Rildo: comentou grandes eventos na cidade que foram importantes para atrair turistas e girar a economia de Imperatriz.

Marco: afirmou que jamais usaria seu nome em eventos por ser de todos e voltou a citar no reconhecimento de artistas locais.

Pergunta do jornalista Gil Rodrigues sobre o que fazer para resolver os problemas da saúde pública da cidade.

Os candidatos Marco Aurélio (PCdoB) e Josivaldo JP (PSD) responderam a pergunta do jornalista da Difusora.

Marco: comentou sobre os problemas enfrentados pela saúde e a que política de saúde virou um verdadeiro “favor”, sem regulação. Além disso, acrescentou melhoria nas UBS, ter remédio, ampliar equipe de saúde da família, “desafogar” Socorrão, zerar as filas de cirurgia.

Josivaldo: citou sobre sua participação em pautas dentro da saúde, de que não vai faltar medicamentos em postos de saúde, novo prédio hospitalar para receber pacientes.

Marco: comentou mais uma vez sobre pessoas que “furam” fila de cirurgias e que isso não vai acontecer em seu governo.

Josivaldo: falou sobre projeto de combate à catarata no estado que a saúde será tratada com responsabilidade.

O jornalista Josafá Ramalho perguntou a respeito sobre a infraestrutura da cidade, principalmente no combate de alagamentos como do Parque Alvorada.

Os candidatos Josivaldo JP (PSD) e Gabriel Araújo (PCdoB) responderam a pergunta.

Josivaldo JP: afirmou que é necessário haver planejamento para resolver esse problema e que já tem solução com a construção de seis bacias de retenção para receber o volume da água.

Gabriel: comenta outros bairros que sofrem o mesmo problema e que vai trazer investimentos e profissionais qualificados sempre conversando com a população.

Josivaldo JP: voltou a citar as bacias de retenção para resolver o problema dos alagamentos.

Gabriel: falou em levar infraestrutura para todos os bairros de Imperatriz.

Pergunta da jornalista Marcela Lima sobre fortalecimento da educação de crianças, jovens e adolescentes.

Os candidatos Gabriel Araújo (PCB) e Justino Filho (PTB) responderam a pergunta.

Gabriel: falou em dar educação para os filhos dos trabalhadores, construir escolas e creches em tempo integral com três alimentações ao dia no centro da cidade e também em povoados na cidade.

Justino: volta a citar questões de corrupção dentro da cidade de Imperatriz.

Gabriel: fez um apanhado de questões que já foram citadas anteriormente como o fato de oferecer educação de qualidade para Imperatriz.

Justino: comentou sobre importância do eleitor na decisão de quem deve governar a cidade.

Pergunta sobre mobilidade urbana como a padronização de calçadas que não seguem as normas de acessibilidade da jornalista Janaina Cunha.

Os candidatos Justino Filho (PMB) e Nilson Takashi (Novo) debateram o tema.

Justino: falou em produzir um roteiro para reformar alguns pontos da cidade para haver uma maior circulação.

Nilson: colocou a questão da mobilidade urbana como prioridade, criação da Central de Engenharia de Tráfico.

Justino: pontuou em fazer o básico em cada área.

Nilson: citou em saber escolher profissionais capacitados que tenham conhecimento para melhorar fluxo de carros.

Pergunta sobre Segurança Pública do jornalista Raimundo Roma da Difusora Imperatriz.

Os candidatos Nilson Takashi (Novo) e Mariana Carvalho (Republicanos) responderam sobre o tema.

Nilson: propôs integrar informações entre as policiais de Imperatriz, além de oferecer aos jovens um conjunto de atividades para não seguirem o caminho do crime.

Mariana: colocou que segurança pública é prioridade com a criação da Secretaria de Segurança Pública Municipal para que traga novos armamentos, novas viaturas e concursos para novos guardas.

Nilson: criticou gestões anteriores de Imperatriz.

Mariana rebateu as críticas e voltou a citar propostas para segurança pública.

Pergunta sobre falta de infraestrutura nas ruas feita pela jornalista Fabianne Herênio.

A candidata Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP) responderam.

Mariana: apontou que precisa de boa manutenção, matéria-prima correta para se fazer asfalto de qualidade e uma equipe qualificada. Criticou também a atual gestão.

Rildo: citou obras que tem sido feitas na cidade e também aquelas com participação de encarcerados.

Mariana: volta a citar que o trabalho precisa ser de boa qualidade.

Rildo: comentou algumas obras que deseja fazer na cidade com asfalto de 5cm. Além de outras obras que já foram feitas.

TERCEIRO BLOCO

Neste bloco, mais uma vez, candidato perguntou para candidato. Os primeiros postulantes a debaterem foram Mariana Carvalho e Rildo Amaral e o tema sorteado foi infraestrutura.

Mariana Carvalho: a candidata pontuou os problemas de infraestrutura de Imperatriz e disse que tem um plano para asfaltar as principais ruas que interligam os bairros nos primeiros 100 dias de governo.

Rildo Amaral: falou sobre ruas que, segundo ele, foram pavimentadas graças à emendas do mandato dele.

Na réplica, Mariana disse que os recursos para asfaltar as ruas virão de emendas da bancada federal do seu partido.

Em sua tréplica, Rildo criticou a promessa de Mariana em trazer emendas de deputados de outros estados para usar em Imperatriz e disse que a prática é considerada crime pelo STF.

Continuando o embate entre candidatos, os postulantes Rildo Amaral e Justino Filho debateram sobre educação.

Rildo Amaral: disse que como professor conhece a realidade dos professores da rede municipal de Imperatriz.

Justino Filho: pontuou a necessidade de qualificação dos professores e criticou o IDEB do município de Imperatriz.

Na réplica, Rildo defendeu o plano de cargos e carreiras dos professores da rede municipal de Imperatriz, além de garantir merenda e farda escolar aos alunos.

Já na tréplica, Justino Filho criticou a atual a gestão de Imperatriz.

Na terceira rodada, o tema foi incentivo á geração de emprego e renda e os debatedores foram Justino Filho e Nilson Takashi.

Justino criticou a falta de empresas no município para promover emprego para a população de Imperatriz.

Nilson Takashi citou a quantidade de pessoas desempregadas em Imperatriz e propôs a criação de programas para fomentar emprego e empreendedorismo no município.

Na quarta rodada, o tema saúde foi debatido entre os candidatos entre Nilson Takashi e Gabriel Araújo. O candidato do Novo disse que vai criar um aplicativo para a marcação de consulta, cirurgias e exames.

Gabriel Araújo, prometeu construir um novo hospital Socorrão em Imperatriz. Nilson Takashi criticou a paralisação de obras no município.

Quinta rodada: nesta rodada, os candidatos Gabriel Araújo e Josivaldo JP debateram sobre inclusão. O candidato do PCB criticou à acessibilidade para pessoas com deficiência em escolas e nas ruas.

Josivaldo JP pontuou a falta de acessibilidade e disse que vai instituir tarifa zero no transporte público. Além disso, ele prometeu a criação de espaço para atendimento à crianças com autismo.

Gabriel Araújo prometeu estatizar o serviço de transporte público municipal.

Na sexta rodada, o tema sorteado foi esporte e os debatedores foram Josivaldo JP e Marco Aurélio. O candidato do PSD teceu críticas à candidata Mariana Carvalho sobre envio de emendas parlamentares para Imperatriz.

Marco Aurélio por sua vez, criticou a fala de JP em relação à Mariana e disse que o candidato do PSD também tem emendas parlamentares e quis saber qual delas Josivaldo enviou para o esporte de Imperatriz.

Além disso, ele disse que assinou termo de compromisso com o esporte amador e profissional de Imperatriz.

Na sétima rodada, os candidatos Marco Aurélio e Mariana Carvalho debateram sobre questões tributárias. O candidato do PCdoB disse que tratar o tema passa por cortes de gastos e priorização de investimentos.

Mariana Carvalho disse que primeiramente é necessário organizar os processos da estrutura administrativa, além de tornar os processos ágeis e digitais.

Por sua vez, Marco Aurélio falou sobre a importância do equilíbrio nos conta públicas, ponderando as arrecadações com os gastos públicos.

Na réplica, Mariana falou sobre economia nos gastos públicos e sobre revisão nas alíquotas do IPTU.

QUARTO BLOCO

Neste bloco, foi a vez dos eleitores fazerem perguntas aos candidatos. A primeira pessoa a questionar os postulantes foi Irlani Gomes, presidente do Instituto Amar Mais – casa de apoio a pacientes com câncer.

A pergunta da eleitora foi sobre quais são as propostas dos candidatos para apoio aos pacientes com câncer e às entidades de apoio.

Gabriel: Falou sobre valores irrisórios dados pela prefeitura para que os pacientes viagem à São Luís para tratamento do câncer. Ele disse também que vai ampliar o atendimento do ônibus que promove a prevenção ao câncer.

Marco Aurélio: Disse que a pauta é urgente e destacou o trabalho desempenhado pelas entidades de apoio às pessoas com câncer em Imperatriz.

Ele também lembrou que como deputado, destinou emendas para a realização de biópsias em parceria com as entidades e que como prefeito pretende continuar a parceria com essas instituições.

Além disso, o candidato disse que vai trabalhar também com a prevenção do câncer nas unidades de saúde em Imperatriz.

Na réplica, Gabriel disse que vai fazer concurso público para profissionais que atendam aos pacientes com câncer na estrutura de saúde municipal.

Na tréplica, Marco Aurélio reafirmou que pretende investir na prevenção à doença.

Segundo eleitor: A segunda pessoa a perguntar foi Natália Poliana Hering, mãe atípica de uma criança autista.

A eleitora indagou os candidatos sobre se haverá um atenção maior do próximo prefeito com os repasses da prefeitura à APAE para o atendimento às pessoas com deficiência em Imperatriz.

Os candidatos sorteados para debaterem a partir da pergunta, foram Marco Aurélio e Josivaldo JP. O candidato do PCdoB prometeu implantar em Imperatriz a Casa Ninar, a exemplo da estrutura do Governo do Estado que existe em São Luís.

Pela proposta do candidato, o equipamento vai dá apoio às mães atípicas e ofertar todo o tipo de terapia necessária a quem precisa em Imperatriz.

O candidato Josivaldo JP citou emendas destinadas pelo seu mandato como deputado à APAE. Além disso, ele criticou a falta de repasse da atual gestão à entidade.

Na réplica, Marco Aurélio prometeu criar a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência. Em sua tréplica, Josivaldo JP prometeu implantar a Casa TEA Municipal para atender crianças e mães de crianças autistas.

Terceira pergunta: Dema de Oliveira, cronista esportivo perguntou aos candidatos sobre os projetos para a área do esporte em Imperatriz.

Josivaldo JP: o candidato disse que vai trabalhar a inclusão dos jovens pelo esporte. Para isso, ele disse que vai criar o fundo municipal do esporte e instituir a lei municipal de incentivo ao esporte para que os empresários recebam investimentos fiscais para apoiar modalidades esportivas na cidade.

Além disso, Josivaldo disse que vai criar bolsas de apoio à atletas que disputam competições em outros estados.

Mariana Carvalho: ela disse que na sua gestão a secretaria de esporte vai ser parceira dos atletas que precisam participar de competições estaduais e regionais. Além disso, que vai investir em espaços esportivos nos bairros do município.

Josivaldo disse que vai criar a Vila Olímpica para sediar eventos esportivos estaduais, nacionais e internacionais.

Na tréplica, Mariana disse vai buscar parcerias estadual e federal para investir no esporte.

Quarta pergunta: o quarto eleitor a questionar os candidatos foi Clauber Santos do Caboclo Pena Branca, presidente da Associação dos Terreiros de Cultura de Matriz Africana de Imperatriz.

O eleitor quis saber dos candidatos qual a proposta para assegurar a liberdade religiosa, protegendo e garantindo direitos, além de garantir que os povos de matriz africana participem da elaboração de políticas públicas.

O embate foi entre Mariana Carvalho e Justino Filho. A candidata do Republicanos disse que vai criar grupos de trabalho na secretaria de Cultura do município para que os povos de matriz africana participem das festividades municipais.

Justino Filho defendeu a tolerância a todas às religiões.

Na réplica, Mariana Carvalho disse que vai garantir também acesso à saúde, educação e outras políticas públicas a todos.

Em sua tréplica, Justino falou sobre a importância da renovação na política de Imperatriz.

Quinta pergunta: Regina Célia Lopes, pessoa com deficiência e militante dos direitos humanos.

A eleitora perguntou aos candidatos sobre as propostas deles sobre emprego e renda às pessoas com deficiência.

A resposta foi dada por Justino Filho e Nilson Takashi. O candidato do PMB defendeu a criação de mecanismos para oportunizar renda às pessoas com deficiência.

Nilson Takashi defendeu às adaptações dos espaços públicos para possibilitar o acesso das pessoas com deficiência.

Sexta pergunta: Ivanilce da Silva Alves, presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB-MA, perguntou aos candidatos sobre as propostas deles para o cuidado da saúde dos idosos.

Nilson Takashi disse que vai criar um programa para que vai levar pessoas idosas a atuar como instrutores esportivos para jovens.

Rildo Amaral disse que vai garantir que não falte medicamentos às pessoas idosas nas unidades de saúde, além de fazer convênio com ONGs que atuam em defesa dos idosos.

Sétima pergunta: Jessé Gonçalves Cutrim, professor, perguntou sobre o patrimônio cultural de Imperatriz. O candidato Rildo Amaral disse que vai criar um museu em Imperatriz para preservar a história da cidade.

Gabriel também prometeu a criação de um museu de história em Imperatriz.

QUINTO BLOCO

A candidata Mariana Carvalho foi a primeira a fazer suas considerações finais e falou sobre colocar Imperatriz em ordem e reafirmou algumas propostas.

Justino Carvalho agradeceu ao povo de Imperatriz e aos apoiadores, além de voltar a tecer críticas à atual gestão e aos concorrentes.

Josivaldo JP agradeceu à TV Difusora e aos telespectadores. Além disso, reafirmou sua história e falou sobre reconstrução em Imperatriz.

Nilson Takashi falou sobre a sua ida ao segundo turno e pontuou que não tem acordos políticos e concluiu pedindo votos aos eleitores.

Rildo Amaral também agradeceu à TV Difusora pelo debate e aos candidatos. Ademais, disse que está pronto para ser prefeito e pediu voto aos eleitores.

Marco Aurélio falou de apoiar e ser apoiado por Lula e criticou a atual gestão. Além disso, falou da sua trajetória política.

Gabriel Araújo agradeceu ao Grupo Difusora e depois teceu críticas a todos os candidatos a prefeito de Imperatriz e voltou a citar propostas do seu plano de governo.