O estado do Maranhão já registrou mais de 500 denúncias contra irregularidades eleitorais no pleito de 2024 no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até a manhã desta segunda-feira (2), o app havia recebido o total de 505 denúncias, sendo 131 contra candidatos a prefeito, 290 postulantes ao cargo de vereador, 3 a vice-prefeito e 81 contra coligações, partidos ou federações.
A capital São Luís é a recordista em denúncias, com 267 registros. Em seguida, vêm os municípios de Bom Jesus das Selvas (22), São Bento (15) e Imperatriz (14).
O balanço completo das denúncias pode ser acompanhado aqui.
Como funciona o aplicativo
Desde o dia 16 de agosto, o app é um meio disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral para incluir melhor a população no exercício democrático das eleições.
Dessa forma, eleitores podem utilizar a plataforma para denunciar compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.
Além disso, a participação pelo aplicativo conta com uma seção dedicada a orientações de como fazer as denúncias e quais casos podem ou não ser irregulares.
Os usuários podem anexar arquivos, fotos, áudios e vídeos para fortalecer a denúncia. A utilização da funcionalidade garante o sigilo do cidadão.
A apuração das denúncias fica sob responsabilidade do Ministério Público Eleitoral.
Tags: aplicativo, democracia, denúncias, eleitores