Palácio dos Leões também pressiona por essa mudança
-dezembro 4, 2025
Palácio dos Leões também pressiona por essa mudança
A disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Luís ganhou um novo capítulo. A insegurança jurídica sobre a antecipação da eleição da Mesa Diretora que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), só pode ocorrer até quatro meses antes do pleito tem fortalecido a ideia de adiar a votação para novembro de 2026.
A informação foi destaque no Programa Expediente Final, da Rádio Difusora News.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo informações, o Palácio dos Leões também pressiona por essa mudança. A orientação do governo estadual é evitar que a eleição interna provoque rachas na base governista antes da disputa pelo Executivo em 2026. Por isso, a recomendação é que os vereadores só votem para escolher o novo presidente após as eleições gerais.
Enquanto isso, a disputa segue travada. O vereador Beto Castro (Avante), que atualmente reúne maioria, quer a eleição o quanto antes, temendo perder votos com o passar do tempo. Já Marquinhos Silva (União Brasil) aposta justamente no avanço dos meses para ampliar sua base, aproximar-se de lideranças políticas e, principalmente, conquistar apoio do próprio Palácio.
Diante do impasse, vereadores articulam a apresentação de uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município. O texto deve ser protocolado na próxima semana, com pedido de urgência para acelerar a análise. Para ser aprovada, a mudança requer quórum qualificado: 21 dos 31 vereadores, em duas votações com intervalo mínimo de dez dias.
As novas datas defendidas para a eleição são 17 ou 18 de novembro de 2026.