Prédio depredado, banheiros sem portas e telhados com buracos. Esta é a atual situação do Centro de Ensino Humberto de Campos, em Araioses. Em visita ao município, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma) comprovaram o abandono da unidade escolar.
Imagens enviadas ao Difusora News mostram que o prédio e grande parte do terreno estão cobertos pelo mato. A quadra, além de não ter estrutura para prática de esportes, oferece riscos para a saúde e segurança dos alunos.
O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, chamou a atenção do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação para a necessidade de reforma no centro de ensino e lembrou que o governo do Maranhão acabou de receber 40% do precatório do Fundef para a manutenção da educação.
“Dinheiro tem. Então pedimos com urgência ao Governo e à Secretaria de Educação que use o recurso da educação para melhorar a estrutura das nossas escolas”, afirmou Raimundo Oliveira.
Em resposta ao Difusora News, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) informou que uma equipe de engenharia já foi mobilizada para fazer o levantamento de todas as demandas necessárias referentes à unidade e estará na cidade já na próxima semana. Após a realização da visita, será estabelecido o cronograma de intervenções necessárias.