Servidores da UFMA protestam por valorização

Professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (3) em busca de melhores condições salariais. A manifestação, que ocorreu em frente à entrada da instituição, reuniu membros da comunidade acadêmica, para o dia nacional de luta de reivindicação da categoria.

Mariano Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º grau no Estado do Maranhão (Sintema), o principal objetivo da manifestação é o pedido de antecipação do prazo estabelecido para o reajuste salarial. Segundo o presidente, o prazo é muito longo e as condições não estão favoráveis para os servidores.

“Hoje nós temos o menor salário do serviço público federal. Então, a gente tá pressionando o governo para que haja um aumento salarial para a categoria em 2024. A proposta do governo é a partir do 1º de maio de 2025 e a categoria está lutando para que seja ainda em 2024”, relatou.

Além dessa reivindicação, os profissionais afirmam que os servidores técnicos administrativos da universidade pedem a reestruturação da carreira. Segundo o presidente do sindicato, a profissão que está há 19 anos esquecida pelas autoridades.

O sindicato que representa os professores e técnicos administrativos da UFMA afirmou que a greve é uma medida necessária para pressionar a administração da universidade e o governo a atenderem às demandas da categoria. Eles enfatizaram que estão abertos ao diálogo para que suas reivindicações sejam atendidas de forma satisfatória.

Tags: professores, protesto, servidores, ufma