Servidores da UFMA entram em greve

Após ter o pedido negado pelo Governo Federal, professores e funcionários da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) iniciaram uma greve geral, nesta segunda-feira (15). O ato surgiu como resposta às várias solicitações, como o reajuste salarial e a contínua desvalorização do servidor público. A greve será mantida por tempo indeterminado.

Com faixas e cartazes, trabalhadores da educação e técnicos da UFMA, se reuniram em frente à entrada principal da universidade para mostrar o descontentamento referentes às determinações sobre o salário dos profissionais.


A decisão da suspensão das atividades dos professores foi tomada pela Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) durante uma Assembleia Geral realizada no dia 8 deste mês. Após pressão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), o Governo Federal apresentou uma proposta para tentar impedir a greve dos trabalhadores.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Os professores destacam que atualmente, o Governo Federal está disponibilizando um montante de aproximadamente R$6 bilhões para despesas e investimentos anuais em todas as Universidades Federais. No entanto, essa quantia está abaixo das necessidades da instituição, e a ausência de um orçamento adequado pode impactar negativamente a permanência dos alunos nas salas de aula.