A RoboWorld Cup Fira 2024, um dos eventos internacionais mais importantes de robótica, começou nesta semana no Multicenter Sebrae. A competição é organizada por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
Colocando o Maranhão no mapa global e promovendo o avanço de tecnologias e inovação, o campeonato reúne mais de 360 equipes de 22 países, sendo 44 equipes da rede estadual de ensino e equipes de mais oito estados brasileiros.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A escolha do estado como sede da RoboWorld Cup Fira 2024 foi definida após uma competição na Alemanha, onde São Luís se destacou e acou sendo escolhida para receber o evento.
As atividades realizadas incluem jogos e competições desafiadoras nas áreas de robótica e inteligência artificial, projetadas para destacar o melhor de cada participante.
Para Adriell Victor Caetano, aluno do Iema Sousandrade, é uma experiência inovadora participar da competição. “É algo que eu nunca vivenciei, é a minha primeira vez e eu estou achando muito incrível, falando como aluno e como participante do evento. Quando olhei o pessoal de outros países, eu já fiquei meio nervoso, mas mesmo assim foi uma experiência onde a gente pode adquirir muito conhecimento.”, afirma o aluno.
Leandro Costa Sobrinho, professor do Iema, fala da importância do evento para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos alunos, “Vejo essas competições como um incentivo para que os alunos se empenhem mais em seus estudos e coloquem em prática tudo o que foi ensinado em sala de aula. Além disso, essas competições promovem o espírito de equipe e contribuem significativamente para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.”, destaca.
Sobre a Fira
A Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA), que organiza a competição, é a mais antiga do mundo em futebol de robôs, tendo sido criada em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, em Deajeon, Coreia do Sul, com o intuito de incentivar as gerações mais jovens na indústria sobre a importância da robótica.
Tags: IEMA, RoboWorld Cup Fira 2024, São Luís, tecnologia