Maranhão participa do mundial de robótica pela primeira vez

Uma delegação de quinze integrantes, 10 alunos e 5 professores do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) vão competir o 2024 FIRST Championship em Championship Houston, Texas, Estados Unidos da América. Organizado pela FIRST, a competição será de 17 a 20 de abril, é uma semana de celebração anual de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para a comunidade mundial ao preparar os jovens para o futuro.

A equipe que vai representar o Maranhão será a equipe Everest, que irá competir na modalidade First Tech Challenge (FTC), eles ganharam o 2° lugar no prêmio “Inspiração” no festival de educação SESI 2024, realizado em março em Brasília, sendo também a primeira vez que uma equipe maranhense ganha a categoria. 

O Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Diogo Lima, expressa orgulho pela equipe Everest, “Pessoalmente fiquei bem emocionado com o resultado da Everest. É uma equipe que tem pessoas acolhedoras e com a capacidade de lidar com a diversidade que tem dentro do SESI. Ver essa equipe disputando em altíssimo nível na arena, passando nas avaliações, nos deixa orgulhosos e demonstra a capacidade e a possibilidade de trabalhar ainda mais fortemente esse acolhimento a vários perfis distintos dentro da robótica”, declara Diogo. 

A gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha, fala sobre os sentimos com a competição “O meu sentimento enquanto gerente da escola e de toda a nossa equipe é de dever cumprido, sabendo que a nossa metodologia, hoje traz um potencial que a sociedade espera de novos talentos criativos, que sabem resolver problemas, que com certeza farão uma mudança na sociedade hoje e no futuro”, expressa Cristina.

O FIRST Championship é um dos eventos mais importantes e significativos para a temporada de competições de robótica juvenil. O evento terá 250 equipes de todo o mundo competindo entre si e demonstrando suas habilidades e projetos de inovação.

FIRST em inglês significa, “For Inspiration and Recognition of Science and Technology” traduzindo para portugês é “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”. Uma organização americana com foco em jovens que fazem atividades de robótica internacionalmente. 

Tags: mundial de robótica, robótica, sesi, Torneio Robótica