Pais denunciam falta de estrutura em escola

Alunos da Unidade de Ensino Básico São José Itapera, localizado na zona rural, estão sem aulas regulares há mais de uma semana. A escola tem diversos problemas estruturais, inclusive houve registro de dois princípios de incêndio em menos de uma semana.

Atualmente, os pais dos alunos se uniram e determinaram que seus filhos só retornam novamente para a escola em caso de uma reforma estrutural. Os problemas elétricos já até causaram choque nos alunos ao tentar ligar interruptores.

“Particularmente, meu filho já não estava indo por causas desses fatos. A segurança e o bem-estar dele vem em primeiro lugar. Isso afeta diretamente na educação didática de todas as crianças dessa escola. É um prejuízo sem tamanho com nossas crianças”, afirma Washington Itanan, pai de um dos alunos.

A precarização também ocorre no sistema de circulação de ar com ventiladores e ar-condicionados em péssimo estado, os quais não podem ser mais utilizados devido à alta corrente-elétrica que pode causar mais incêndios. Com as chuvas, a estrutura da escola piora ainda mais com goteiras em diversos locais da escola. (Veja o vídeo abaixo)

O primeiro princípio de incêndio aconteceu na última terça-feira (26), em que foi causado por um curto-circuito. Por determinação da direção, a chave geral foi desligada e os alunos foram liberados mais cedo para casa.

Após reparos paliativos na unidade, no final de semana, foi constatado um outro princípio de incêndio. Na ocasião, os medidores elétricos entraram em curto e pegaram fogo – por sorte a população conseguiu controlar as chamas com areia.

A escola também conta com muita falta de acessibilidade aos estudantes com necessidades especiais, sem piso tátil, banheiros adequados e enfermaria.

Além disso, a UEB São José Itapera não possui professores suficientes para ambos os turnos e a biblioteca se encontra em desuso.

O Difusora News entrou em contato com a Prefeitura, a fim de entender os motivos de ainda não terem feito uma reforma na escola, mas ainda não obtemos resposta.

Tags: escola, Itapera, São Luís