Com cerca de 89% das vagas preenchidas, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou que cerca de 77% destas vagas foram conquistadas por candidatos oriundos de escolas públicas. 

Egressa da escola Liceu Maranhense, Ana Júlia de 17 anos nunca tinha prestado vestibular do Paes, foi aprovada e será a mais nova caloura do Curso de Engenharia de Computação. “Fico extremamente feliz por poder fazer parte da estatística de alunos de escola pública que vão poder ter acesso a um ensino superior de qualidade”, diz ela.

Ao Difusora On, Ana Júlia contou que a tradicional escola estadual está desorganizada e não deu o suporte necessário à preparação para o vestibular. No entanto, encontrou em projetos da rede federal de ensino o apoio que precisava. 

“Eu dou os créditos de meus estudos ao programa Futuras Cientistas, e principalmente, ao projeto de extensão da UFMA ‘Entretexto’, que tem como objetivo ensinar os alunos de escola pública a escrever redação”, disse ela.

O projeto de extensão ‘Entretexto’, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolve oficinas que estimulam a prática da leitura e da produção textual em crianças e jovens de escolas públicas. Desta forma, o projeto é um exemplo da democratização do acesso à educação gratuita e de qualidade.

Cabe ressaltar que, apesar do alto índice de aprovação de candidatos oriundos da rede pública, ainda há muito o que investir na educação, pois um ensino público de qualidade contribui para reduzir as desigualdades sociais. Além disso, oferece oportunidades iguais de acesso à educação superior a todos, independentemente da origem socioeconômica.

Nesta edição do Paes, os cursos mais concorridos do vestibular foram o Curso de Formação de Oficiais PMMA, o Curso de Formação de Oficiais CBMMA e Medicina Bacharelado.

Aos candidatos, o início do período letivo está agendado para 01 de abril. A Pró-Reitoria de Graduação (PROG/UEMA) divulgará em breve o edital de matrícula, fornecendo orientações detalhadas para os calouros.

Tags: 2024, aprovados, Paes, São Luís, uema