MEC abre inscrições para primeira edição do Fies

Os estudantes que desejarem concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem realizar, a partir desta 3ª feira (7.mar), as inscrições no Portal Único. Ao todo, serão ofertadas 112.168 vagas em mais de mil universidades privadas pelo país, sendo que 67.301 oportunidades estarão disponíveis na edição do primeiro semestre. 

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo média mínima de 450 pontos e não zerando na redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. 

Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para isso, basta clicar no botão “Consultar oferta de vagas”, página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC. Opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.   

O Fies é responsável por promover financiamento de cursos em instituições de ensino superior privado por todo o Brasil. Conforme cronograma, a divulgação do resultado dos pré-selecionados é esperada no dia 10 de março, e aqueles que não conseguirem uma vaga serão incluídos automaticamente na lista de espera.

Confira o quantitativo de vagas por unidade federativa:

Fonte: SBT News

Tags: Educação, Enem, fies, Inscrições, MEC