Mais da metade dos diretores de escolas estaduais estão no cargo por indicação

Mais da metade dos diretores das escolas estaduais do Maranhão estão no cargo por indicação. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) com informações de todas as regiões do Brasil, apenas de 30 a 40% dos diretores da rede estadual de ensino chegaram ao cargo por meio de processo seletivo e eleição da comunidade escolar.

Os outros 60% a 70% dos diretores escolares das unidades de ensino da rede pública estadual estão na função contratados por indicação da gestão. Os dados são relativos ao ano de 2023.

O levantamento Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil, elaborado a pedido do Instituto Unibanco, combina dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

A porcentagem de 60 a 70% de diretores da rede estadual que estão no cargo por indicação, já foi maior, se comparada com dados de 2020. Há três anos, de acordo com o levantamento Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil, 20 a 30% dos diretores das escolas estaduais tinham curso de formação em gestão escolar concluído.

Isso significa que entre 70 a 80% dos profissionais que ocupavam a direção das escolas haviam sido indicações da gestão, não passando pela escolha de professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, ou ter participado de processo seletivo próprio para o cargo.

Em nota enviada ao Portal Difusora News, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse que o Edital Nº 20/2023, referente à publicação do Resultado Final do Processo Democrático de Escolha dos Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/ Diretor Adjunto da Rede Pública Estadual, foi publicado no dia 1º de novembro de 2023. No total, 423 escolas foram inscritas no processo, destas 347 tiveram gestores eleitos e 76 não tiveram eleição, quórum ou candidato.

A Seduc disse ainda que, de acordo com o art. 8º, §3º do edital, as unidades escolares, onde, mesmo com a realização das eleições, inexistir candidato, os Gestores/Diretores serão indicados pela Secretaria, obedecendo a critérios técnicos.

Tags: diretores, Educação, levantamento, Maranhão, rede estadual