Filme produzido por indígena maranhense vira ferramenta de conscientização para alunos do RJ

O filme Somos Guardiões, produzido pelo coletivo Mídia Indígena, iniciativa que tem como um dos fundadores, o jornalista Erisvan Guajajara, do território Arariboia, da Aldeia Lagoa Quieta, no Maranhão, foi um dos pontos altos de um cine-debate realizado com alunos de escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ).

O encontro aconteceu nesta sexta-feira (9) e marcou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira. A atividade reuniu cerca de 150 estudantes dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep) São Vicente de Paula e Y Juca Pirama.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Erisvan Guajajara disse que o coletivo visita universidades e escolas para expor o protagonismo dos povos indígenas em defesa de territórios. “A gente usa essa ferramenta para mostrar o nosso protagonismo, contar a nossa história como realmente deve ser contada e mostrar a versão dos povos indígenas com o olhar indígena”, disse Erisvan,

O jornalista maranhense disse ainda que a comunicação é uma ferramenta de luta e pode ajudar a derrubar preconceitos. “Estamos ocupando as redes, demarcando as telas, que significa trazer para a visibilidade a realidade dos povos indígenas, desconstruindo estereótipos que muitos ainda alimentam”.