Estudantes maranhenses desenvolvem embalagens biodegradáveis feitas de juçara

Alunos do Centro Educa Mais Professora Maria Pinho, escola localizada no Cohatrac 1, idealizaram um projeto inovador e sustentável, que consiste em criar embalagens biodegradáveis, feitas a partir da fibra do fruto açaí, conhecida popularmente no Maranhão como juçara.

O trabalho, realizado sob orientação da professora de matemática, Sandra Eloi, propõe a reutilização do caroço da juçara como matéria-prima, que representa cerca de 80% do fruto e que é descartado em larga escala pelos produtores e comerciantes. Graças à iniciativa e do seu potencial de impacto social e ambiental, a mentora foi classificada para a final do prêmio Educador Transformador, durante o Congresso Bett Brasil 2023.

Segundo Sandra, o “Inovaçaí” surgiu durante as aulas de matemática, quando os jovens foram desafiados a elaborar atividades de iniciação científica e práticas experimentais diversificadas que exercessem o protagonismo juvenil através da pesquisa e da investigação.

“Devido à abundância regional do açaí, os estudantes resolveram investigar uma maneira de aproveitar do caroço do fruto, visto o crescente descarte do mesmo na natureza. Entre as principais motivações estão: a preservação dos recursos naturais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o plano de ação global para proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030”, explica a professora.

Tags: cohatrac, Educação, estudantes