Uma jovem maranhense está entre os cinco estudantes selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A atividade vai acontecer de 17 a 27 de agosto nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A ludovicense Natalia Rosa Vinhaes, de 18 anos, é estudante de uma escola da rede particular de São Luís. Para chegar até a IOAA, a estudante passou por algumas etapas. A primeira foi participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2023.
Após a participação na OBA do ano passado, Natália foi uma das estudantes participantes da Olimpíada a conseguir nota acima de 7 e que por esse motivo, foi convidada para participar de um processo seletivo com milhares de estudantes de todo o país.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A seleção é iniciada com três provas online, aplicadas nos três últimos meses do ano passado, na própria escola ou em casa, sem custos para os alunos. Depois de participar dessa primeira fase, Natália foi selecionada entre os 200 alunos convocados para a pré-seleção da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. A fase é composta por provas teóricas e observacionais (telescópio e carta celeste) em Barra do Piraí – RJ.
Em seguida, a estudante maranhense ficou entre os 50 selecionados para participar de treinamentos, que também fazem parte da seleção. Na última fase, Natália foi uma dos cinco alunos indicados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
A estudante falou sobre os desafios enfrentados durante todo o processo seletivo que resultou na sua escolha para representar o Brasil na IOAA. “Durante o processo, claro, eu tive medo e foi um grande desafio. Mas com o apoio da escola e da minha família, eu consegui superar todos esses problemas e consegui conquistar uma boa colocação e chegar entre os cinco selecionados”, pontuou.
“Chegar em casa, pegar os livros, estudar Astromia e Astrofísica tornou uma coisa tão rotineira pra mim que eu não consigo viver sem”, finalizou Natália Rosa.
Além de Natália Rosa, os outros alunos que vão representar o Brasil na IOAA 2024 são Francisco Carluccio de Andrade (SP), 16 anos; Gustavo Mesquita França (SP), 18; Heitor Borim Szabo (SP), 17; e Lucas Cavalcante Menezes (SE), 17.
Tags: astrofisica, astronomia, Educação, Maranhão, São Luís