Entenda por que Vargem Grande conquistou 1° lugar em alfabetização no Maranhão

A cidade de Vargem Grande obteve o melhor desempenho do Maranhão no que diz respeito à alfabetização de alunos que concluíram o segundo ano do Ensino Fundamental em 2023. Ao todo, 98,9% das crianças do município foram alfabetizadas, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDEMA), divulgado no Diário Oficial do Estado em 18 de junho.

O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, disse em entrevista à TV Difusora que, após buscar exemplos de municípios com bom rendimento na alfabetização de crianças, descobriu que Sobral, no estado do Ceará se destacava na área.

“Procurei qual era a cidade, o estado do Brasil que mais se destacava e me falaram que no próprio Nordeste, em Sobral. Entramos em contato com a secretária e o prefeito e eles nos receberam. Naquele momento não puderam nos ajudar, mas nos explicaram tudo”, afirmou o prefeito do município.

Para alcançar a primeira posição no ranking do IDEMA, foi necessário estratégias e uma série de novas mudanças como o fim das turmas multisseriadas, ou seja, formadas por alunos diferentes em uma mesma sala de aula. Outras estratégias utilizadas pela gestão municipal foi a climatização de 98% das escolas e formação permanente de técnicos, professores e gestores.

Sistema de avaliação

No município, foi desenvolvido um sistema próprio de avaliação que mede o nível de aprendizagem e também de alfabetização dos alunos. Dessa forma, os professores já sabem o perfil da criança, quais são as suas dificuldades e o que é preciso fazer para melhorar seu desempenho escolar.

“Tudo começa na avaliação. Nós temos um sistema próprio onde se faz essa avaliação no início do ano. Com isso, nós já temos o raio-x de como aquela criança chegou na escola e traçamos as nossas metas, os nossos objetivos para chegar no ponto que queremos”, revelou a gestora educacional, Fernanda Albuquerque.

Além disso, com o objetivo de melhor acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, é aplicada uma prova a cada dois meses com a utilização de ferramentas tecnológicas. Com o resultado da avaliação, fica mais fácil identificar os estudantes que estão com algum tipo de dificuldade.

“Nós fazemos esse acompanhamento da leitura para acompanhar de perto a evolução daquela criança. Também vale ressaltar que aquelas crianças que tem uma certa dificuldade em algum descritor, ele tem um reforço no contraturno dentro da própria instituição que tem nos possibilitado avanços significativos dentro dos espaços escolares”, disse a orientadora pedagógica, Maristela Viana.

Além disso, as escolas também fazem o acompanhamento da frequência dos alunos e desenvolvem atividades extracurriculares como música, informática, dança e pintura.

Tags: IDEMA, Sobral, Vargem Grande