Enem 2024: 83% dos inscritos no Maranhão compareceram no 1º dia de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obteve 178.616 inscrições somente no Maranhão, destes, 83% realizaram a primeira prova, segundo o Ministério da Educação.

No Brasil, 73,4% dos 4,5 milhões de estudantes inscritos fizeram a primeira etapa, neste domingo (3), aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.

Neste ano, a abstenção foi de 26,6%, em contrapartida os números de 2023 e 2022, registraram 28,1% e 28,3%, respectivamente.

No Maranhão, 60.553 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública se inscreveram no Enem 2024, o que representa 83,42% do total desses alunos, segundo Censo Escolar de 2023.

Prova

No primeiro domingo (3) de prova, foram aplicadas questões de linguagens (português e inglês/espanhol), ciências humanas e redação.

Além disso, a redação do Enem 2024 teve o seguinte tema central: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.”

No próximo domingo (10), é a vez das questões de matemática e ciências da natureza. O portal do Inep irá divulgar o gabarito oficial e os cadernos de questões no dia 20 de novembro.

Ao todo, agentes expulsaram 4.999 participantes da prova por quebra das regras, como o uso de equipamentos eletrônicos e outras infrações.

Além disso, 689 pessoas enfrentaram problemas de emergência, como questões de saúde e interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica ou água.

Para a estudante que terminou o ensino médio em 2023 comenta que achou o tema da redação necessário devido a história que o Brasil possui.

“Eu acho que é super importante falar sobre isso porque eu acho que a escola é o berço da sociedade. Então, eu acho que deveria ser passado desde pequeno, sabe? Desde o fundamental para justamente a gente não continuar estimulando o racismo e se a escola não está ali para dizer que não é assim, o problema vai se estender. E nisso toda nossa história é apagada, ela é esquecida infelizmente e a gente fica alienado não sabendo da nossa própria história,” comentou Sara Cristina, 19 anos, estudante.

Tags: Enem, enem 2024, Exame Nacional do Ensino Médio