O governo federal divulgou os detalhes do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. A principal novidade anunciada foi a expansão para 220 cidades em todo o país, onde as provas serão aplicadas, revelando a abrangência e a relevância desse certame.

O CPNU visa preencher um total de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal, contemplando oportunidades de nível médio e superior. Os cargos estão agrupados em oito blocos temáticos, abrangendo diversas áreas de atuação, desde Infraestrutura, Exatas e Engenharias até Gestão Governamental e Administração Pública.

As inscrições para o concurso estarão abertas a partir de 19 de janeiro, estendendo-se até 9 de fevereiro, conforme indicado pelo cronograma atualizado. A data da prova foi marcada para 5 de maio, proporcionando aos candidatos um tempo adequado para preparação.

Distribuição dos Cargos por Bloco Temático:

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
  2. Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
  4. Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
  6. Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
  7. Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
  8. Nível Intermediário (692 vagas)

Taxas de Inscrição e Isenções:

Os valores das taxas de inscrição foram divulgados como R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Uma inovação importante é que os candidatos poderão concorrer a quantas vagas desejarem em diferentes órgãos federais, desde que pertençam a um mesmo bloco temático.

Há também a possibilidade de isenção da taxa para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e para aqueles que foram ou são bolsistas do Prouni ou Fies. Essa medida visa promover a participação de candidatos que, de outra forma, poderiam enfrentar dificuldades financeiras para se inscrever.

Reservas de Vagas:

Para garantir a diversidade e a inclusão, o CPNU destina 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. No caso dos cargos da Funai, a reserva chega a 30% das oportunidades para indígenas, reforçando o compromisso com a representatividade e equidade no serviço público.

Edital completo

Confira aqui a distribuição dos cargos por bloco

 

Fonte: Via Trampo

Tags: Brasil, Concurso, Educação, oportunidade