O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil autorizaram pedidos de renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a partir desta terça-feira (7).

A estimativa do governo é que a medida possa beneficiar até 1,2 milhão de estudantes.

Camilo participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Também estiveram presentes os presidentes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Fernanda Pacobahyba, e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

“A preocupação do presidente é a gente realizar essas renegociações o mais rápido possível, portanto a partir de amanhã as agências da Caixa e do Banco do Brasil já poderão receber esses clientes do Fies”, afirmou Camilo.

Na quarta (1º), Lula sancionou uma lei que propõe uma nova renegociação das dívidas dos estudantes no Fies. Sobre o Enem, cuja primeira prova foi aplicada neste domingo (5), Camilo disse que as prisões foram “ocorrências pontuais”.

Questionado sobre a divulgação de imagens do exame nas redes sociais logo após o início da prova, o ministro afirmou que “de forma alguma” o exame será cancelado. Ele disse que a Polícia Federal realizou duas diligências, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, referentes à divulgação das imagens.

Caixa Econômica

O novo presidente da Caixa disse que tomará posse oficialmente na quarta-feira (8), em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Carlos Vieira evitou comentar a questão das periodicidades para as vice-presidências do banco, que vem sendo alvo de cobiça pelo centrão. Ele foi indicado ao cargo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Vieira afirmou que as restrições fazem parte de um “processo dinâmico, como a vida”. E acrescentou que o presidente Lula pediu para que as restrições sejam no sentido de que “prevaleça a boa governança, os bons profissionais”.

Fonte:  Folhapress

Tags: fies, FNDE, ProUni