Necessário ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos
-janeiro 28, 2026
Necessário ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos
Até o dia 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o edital “Mentoria para Escritoras Negras”, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Euclides da Cunha.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O programa vai selecionar 20 escritoras negras para participarem de mentorias coletivas e individuais, com o objetivo de fortalecer a produção literária e ampliar a circulação de suas obras.
Para participar, é necessário ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos. No ato da inscrição, devem ser apresentados um memorial descritivo sobre a trajetória de leitura e formação literária, além de documento de identidade com foto.
As atividades serão realizadas entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, com debates sobre literatura, mercado editorial, estratégias de lançamento e orientações individuais. Entre os temas previstos estão:
• Mulher negra e literatura: problematizando conceitos e refletindo sobre o termo “escrevivência”, de Conceição Evaristo;
• Autorias afro-literárias: gêneros textuais e escolhas criativas;
• Literatura e recepção: relação entre escritoras e público leitor;
• Mercado editorial: estratégias de publicação, comercialização e campanhas de lançamento.
Ao final, as participantes apresentarão projetos de suas obras, que poderão ser encaminhados a editoras ou inscritos em editais culturais.
O objetivo central da mentoria é ampliar o alcance das obras afro-literárias e criar uma rede de contatos entre as escritoras negras, incentivando a construção de novos projetos editoriais e culturais.