Especialista explica como evitar golpes na declaração de Imposto de Renda

Com duas semanas do início da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes precisam estar atentos às muitas tentativas de golpe, que tendem a aumentar nesse período.

O período de declaração começou no último dia 15 de março e, de acordo com a Receita Federal, desde então, foram identificadas campanhas maliciosas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis.

O portal Difusora News conversou com o Analista de Sistemas da Faculdade Estácio, Jorge Israel sobre as principais formas de tentativas de golpes utilizadas pelos criminosos e as dicas para identificar e evitar cair nas campanhas maliciosas. Confira:

DIFUSORA NEWS: Quais são os principais meios de golpes utilizados pelos criminosos?

JORGE ISRAEL: “São várias as tentativas de golpe, mas entre as mais comuns, podemos citar o envio de e-mails, SMS e mensagens em redes sociais, simulando mensagens verídicas da Receita Federal, utilizando para isso montagens da identidade visual do órgão e, o usuário pensando se tratar de um link verdadeiro, acaba clicando e o golpista se aproveita para roubar dados das vítimas”

DIFUSORA NEWS: Como evitar cair nos golpes dos falsos aplicativos do IRPF?

JORGE ISRAEL: “O declarante deve expressamente baixar aplicativos oficiais indicados pela Receita Federal, nunca a partir de links enviados por e-mails ou mensagens”

DIFUSORA NEWS: Como identificar se o aplicativo do IRPF é verdadeiro?

JORGE ISRAEL: “Há apenas um aplicativo oficial para declaração do imposto de renda e esse fica disponível nas páginas oficiais da Receita Federal. Qualquer outro aplicativo disponibilizado em outro site não deve ser baixado em hipótese alguma, pois pode ocasionar golpes.”

DIFUSORA NEWS: Como evitar cair em golpe ao fazer a declaração online?

JORGE ISRAEL: “Utilizar sempre o site oficial da Receita Federal e jamais qualquer outra página”

O especialista lembra ainda que a Receita Federal não envia nenhum e-mail ou mensagens aos contribuintes. Portanto, os usuários devem desconfiar de todo e qualquer outra fonte de envio de informações sobre o imposto de renda.