São Luís tem a maior taxa de inflação dentre 16 regiões, aponta IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou por meio de pesquisa que São Luís foi a capital com maior inflação no mês de março entre 16 regiões pesquisadas, divididas em 10 metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Vitória) e seis municipais (Rio Branco, Aracaju, São Luís, Goiânia, Campo Grande e Brasília).

A elevação dos preços ao consumidor na capital maranhense foi de 0,81% e apresentou uma desaceleração quando comparada aos meses de janeiro e fevereiro, que obtiveram elevação de 1,06%. Mesmo apresentando essa desaceleração, São Luís manteve alta de preços ao consumidor.

A última vez que a capital maranhense teve a inflação mais elevada, aconteceu em setembro de 2023, ainda segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, São Luís atingiu 3,29% de inflação, enquanto o Brasil teve 3,93%.

Dos nove grupos de despesas que compõem o Índice de Preços no Consumidor (IPCA), a capital apresentou inflação em oito deles: alimentação, bebidas, habitação, transportes, saúde e cuidados pessoais.

Para calcular o IPCA do mês de março de 2024, o IBGE comparou os preços coletados de 1º a 28 de março de 2024 (referência) com os do período de 30 de janeiro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024 (base).

Tags: ibge, inflação, Maior taxa, preços, São Luís