Queda da busca por crédito é a maior do ano em abril: 24%

O mês de abril teve diminuição de 24% na procura por crédito por parte do consumidor. A comparação é com o mesmo mês de 2022. O resultado faz parte do Indicador de Demanda dos Consumidores da Serasa Experian, divulgado nesta sexta-feira (19). 

De acordo com a pesquisa, essa foi a quarta baixa consecutiva de 2023 e a mais expressiva do ano. Confira no gráfico abaixo os dados completos mês a mês: 

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que o consumidor tem vários fatores para considerar antes de decidir pedir empréstimo ou financiamentos. E a cautela deve se manter enquanto a inflação continuar em alta, junto com a taxa de juros e a inadimplência. 

“O cenário financeiro segue desafiador para grande parte da população, desacelerando o uso das linhas de crédito, recurso que já não estava sendo usado para grandes investimentos, com o encarecimento da Selic. Agora, com os altos níveis de negativação, não há incentivo ao consumo nem para pequenas compras” – Luiz Rabi, Serasa Experian

Perfis

Ainda segundo o levantamento, os consumidores que recebem até R$ 500,00 mensais tiveram a baixa mais expressiva. Mas mesmo os de renda acima de R$ 10 mil evitaram buscar recursos. Confira na tabela abaixo. 

O Amapá foi o estado que apresentou o maior tombo: 36,2%. Em todo o país houve quedas. Em segundo lugar veio o Rio de Janeiro com baixa de 33,7%. Veja cada uma das unidades da federação.

Fonte: SBT News

Tags: abril, consumidor, crédito, serasa