Primeiro semestre tem construção e transporte como principais geradores de empregos

Um balanço do Sebrae apontou que a construção, o transporte rodoviário e os restaurantes lideraram a lista de atividades econômicas que mais geraram empregos entre as micro e pequenas empresas no primeiro semestre de 2023. Segundo a entidade, cada um dos segmentos somou, respectivamente, 50 mil, 32 mil e 28 mil novos postos no período.

Completam a lista os serviços combinados de escritório e apoio administrativo (22 mil), os negócios ligados ao ensino fundamental (17 mil) e os empreendimentos do ramo da construção de rodovias e ferrovias (14 mil). 

Ao todo, nos seis primeiros meses do ano, as micro e pequenas empresas já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais. A expectativa é que o quadro, semelhante aos primeiros semestres de 2021 e 2022, continue positivo em meio ao aumento da procura por mão de obra.

“Temos presenciado um aquecimento no setor de obras no Brasil e esperamos uma safra recorde de diversos produtos, segundo anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São fatores que sinalizam uma continuidade na criação de postos de trabalho no país”, avalia Décio Lima, presidente do Sebrae.

Fonte: SBT News

Tags: empregos