O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, “joga contra os interesses da economia” e que a decisão do Comitê de Política Monetária de manter a taxa de juros em 13,755é “irracional”. A crítica foi feita durante coletiva de imprensa na Itália nesta quinta-feira (22).

“Não se trata de o governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central é a sociedade brasileira. É irracional o que está acontecendo no Brasil, você ter uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%”, disse.

Nesta quinta-feira (22), o presidente Lula desembarcou em Paris, na França, onde participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. O presidente brasileiro também disse que tem cobrado os senadores para que analisem se Campos Neto está cumprindo com a legislação, já que o ele foi “indicado pelo Senado”.

Guerra declarada

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa referencial de juros do Brasil, a Selic, no mesmo patamar que ocupa desde agosto do ano passado: 13,75% ao ano. Agora, a taxa, que é o ponto de partida para balizar os custos de empréstimos e financiamentos, só poderá ser alterada na reunião dos dias 01 e 02 de agosto. 

Embora a medida já fosse esperada, a avaliação no governo é que se trata de uma “declaração de guerra” do BC contra a gestão governamental. Mas não só. A equipe econômica ficou perplexa com o conteúdo do comunicado, pois interpretou que ele não sinaliza para queda de juros num futuro próximo.

Entretanto, fontes do Banco Central ouvidos pelo SBT News discordam da tese. E consideram que houve, sim, margem para que os juros comecem a baixar já em agosto. Embora Haddad tenha uma relação cordial com Campos Neto, a reação do ministro não foi amistosa. No momento, os dois estão estremecidos.

Fonte: SBT News

Tags: Economia, juros, manutenção, Presidente Lula