Nível de confiança dos pequenos negócios apresenta leve aumento em março

O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) apresentou um ligeiro aumento de 0,1 ponto no mês de março, atingindo 88,5 pontos. A cifra, sondada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), é o segundo crescimento consecutivo do setor, que, desde fevereiro, contabilizou alta de 3,9 pontos.

O resultado foi puxado pelas boas expectativas do Comércio e Serviços, que apresentaram aumento de 0,8 e 3,4 pontos, respectivamente. Ambos os setores compensaram a queda da confiança dos empreendedores da Indústria da Transformação, de 5,7 pontos, que terminou o mês com 88,3 pontos – menor nível desde novembro de 2022.

Para Décio Lima, presidente do Sebrae, o cenário deve começar a ficar mais favorável a partir dos próximos meses, uma vez que o arcabouço fiscal proposto pelo governo pretende reduzir as incertezas econômicas e políticas do país. “Esse conjunto de ações irá contribuir para uma situação mais favorável em termos de taxa de juros e inflação que impactam os pequenos negócios e a vida dos consumidores”, analisa.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Comércio e Serviços, Economia, FGV, pequenos negócios