Começa nesta segunda-feira (24) o mutirão nacional Renegocia!, organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ideia é criar um ambiente para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível, diminuindo a taxa de superendividamento no país.

Segundo a Senacon, além de dívidas bancárias, o mutirão abrange débitos com varejo e contas básicas – como de água e energia elétrica. Durante as negociações, os consumidores poderão adquirir condições especiais de pagamento e possíveis descontos. Estão excluídas do mutirão apenas dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.

Para participar do Renegocia!, os interessados devem procurar os órgãos de defesa do consumidor (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor) entre os dias 24 de julho e 11 de agosto. Também é possível utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.

O mutirão tem como público alvo os brasileiros que estejam com um alto nível de endividamento. Mesmo assim, qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar da ação. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.

O Renegocia! trabalha em conjunto com o programa Desenrola Brasil, lançado pelo Ministério da Fazenda na última semana. O objetivo é garantir que os brasileiros consigam recuperar o crédito e, com isso, condições melhores de pagamento. A longo prazo, a expectativa é que a queda do superendividamento melhore e economia nacional.

Fonte: SBT News

Tags: bancárias, mutirão, senacon