Motoristas denunciam aumento de gasolina

Motoristas denunciaram, nesta terça-feira (20) um aumento nos preços dos combustíveis em diversos postos de abastecimento em São Luís. As denúncias foram enviadas ao Whatsapp do Difusora News e apontam aumentos de até 20 centavos.

Antônio Silva, motorista de aplicativo de 35 anos, expressou frustração diante da aparente falta de transparência nos reajustes dos combustíveis, que lhe parece ocorrer semanalmente. “Teve algum reajuste de combustível aí que nós não estamos sabendo? Porque os postos estão aumentando, aumentaram a maioria ontem 10, 20 centavos. Estão aumentando o combustível quase toda semana.”

A jornalista Patrícia Camargo presenciou a mudança de preços em um posto próximo ao São Luís Shopping, o que intensificou a sensação de injustiça da profissional: “Nós nos sentimos lesados. Acabamos nos submetendo a comprar algo mais caro, às vezes por ser o único posto perto, mas não tem clareza. Não dá nem para saber se é algo legalizado.”

Segundo Magnólia Rolim, Presidente do Sindicato dos Combustíveis, os aumentos são resultado de repasses de custos, não de reajustes arbitrários: “Não houve aumento, o que as companhias fizeram nos últimos quinze dias foi um repasse devido ao aumento de custo do barril do petróleo, do Esalq (etanol), produto importado no Brasil.”

Magnólia enfatizou que o setor de combustíveis segue as leis de mercado, refletindo os custos e condições do fornecimento: “Obedecemos ao mercado, se as distribuidoras aumentarem o preço, nós temos que repassar o valor da mercadoria. Não existe regra, é um mercado igual a qualquer outro.”

A presidente afirma que o Sindicato dos Combustíveis não possui função de fiscalização, mas atua como orientador e apoiador dos estabelecimentos, buscando garantir que operem de maneira ética e conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo.

O Difusora News entrou em contato com o Procon, a fim de entender se tem tido alguma fiscalização sobre o caso, mas não obteve resposta.

Tags: combustível, gasolina, São Luís