Juros devem cair mesmo com inflação mais alta do que o esperado

A Bolsa de Valores de São Paulo teve um dia de alta de seu principal índice nesta terça-feira (28) e chegou a flertar com a máxima do ano: 127 mil pontos. No fechamento, o Ibovespa marcou + 0,66% para definir 126.567 em pontuação. É importante ressaltar o desempenho positivo principalmente quando se lembra que o dia começou com a divulgação de um índice de inflação que chegou a surpreender. E não para melhor.

O IPCA-15 de novembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que muitos analistas tratam como uma espécie de prévia da inflação oficial do país, subiu 0,33% . Esse índice veio acima do que a média do mercado previa, em torno de 0,30%. E normalmente o mercado não gosta de ser surpreendido. Mas há uma observação importante que, no fundo, foi o que pesou sobre o pensamento dos investidores.

Sem maiores pressões sobre os índices de inflação, os analistas entendem que o Banco Central não terá como alterar a política de cortes dos juros, nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM). A próxima reunião é nos dias 12 e 13/dezembro. E a aposta dos investidores é de que o Copom vai seguir cortando os juros em 0,50 ponto percentual neste encontro.

A tendência para os juros, por conta disso, é de queda. Tanto que as taxas negociadas no mercado financeiro nesta terça-feira (28) tiveram vários de seus contratos ou em posição de estabilidade ou até mesmo ‘mais baratos’, quer dizer, com a taxa de juros em queda.

 

Fonte: SBT News 

Tags: Brasil, Economia, juros