Índice Nacional de Preços ao Consumidor desacelera pelo 2º mês consecutivo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) considerado a prévia da inflação oficial do país do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surpreendeu para melhor no levantamento relativo ao mês de abril: o avanço foi de 0,57%, quando a média das previsões de mercado falava em alta de 0,63%. O número é bem menor do que o equivalente do mês anterior, que subira 0,69%. O novo indicador foi divulgado nesta quarta-feira (26). 

De janeiro a abril deste ano, considerado o índice exposto agora, a inflação medida no IPCA-15 subiu 2,59% acumulados. E em 12 meses, evolução foi de 4,16%, também abaixo da marca correspondente no mês de março, que tinha ficado em 5,26%. Para este item, as projeções também eram maiores, na casa média de 4,20%. 

Grupos pesquisados

Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta em abril. Mas na relação com o indicador de março, houve desacelerações importantes. A maior variação (1,44%) e o maior impacto no índice do mês (0,29 p.p.) vieram dos Transportes, que haviam subido 1,50% em março. Esta alta foi puxada pelo aumento nos preços da gasolina (3,47%), que exerceu o maior impacto individual no IPCA-15 de abril (0,17 p.p.). Veja outros números.

  • Alimentação e bebidas também subiram menos: 0,04% em abril, contra 0,20% de março. 
  • Habitação subiu 0,48%, contra 0,81% da medição anterior.
  • Saúde e cuidados pessoais subiram 1,04%. Em março o sub-item tinha aferido alta de 1,18%. 
  • Comunicação teve alta de 0,06%, contra 0,75% de março

No lado dos aumentos os segmentos de Artigos de residência, Vestuário e Educação subiram. E Despesas pessoais se mantiverm estáveis na comparação mensal. 

Fonte: SBT News

Tags: índice nacional de preços ao consumidor, inflação