O Governo Federal arrecadou, nesta sexta-feira (30), mais de R$ 15 bilhões no leilão de nove lotes de linhas de transmissão de energia elétrica, da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. O evento aconteceu na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

As concessões para a construção e manutenção de usinas, subestações e mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão foram dividas em sete estados: Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Os lotes foram arrematados por oito empresas.

“Alinhadas a um processo que está em curso na Aneel, terá a capacidade de liberar algo em torno de 30 gigawatts de novas usinas, que serão interligadas”, afirma o diretor-geral da Aneel, Samuel Feitosa.

Com os leilões, o Governo quer modernizar a produção e distribuição de energia, tornando a rede mais confiável, principalmente, na região Sudeste, por conta da expansão da energia renovável. A expectativa é que essas obras gerem mais de 29 mil empregos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou o resultado. “Os investidores nacionais e internacionais demonstram, de forma inequívoca, para a disposição de investir no Brasil”, observa Silveira.

Para a professora de Economia, Juliana Inhasz, esse tipo de concessão impulsiona a atividade produtiva nas regiões beneficiadas. “E a gente não pode esquecer que esses investimentos que vão ser feitos ajudam nessa dinâmica de longo tempo, então, não é só uma geração de emprego a curto prazo, mas isso pode favorecer o aumento da capacidade produtiva, nos próximos anos”, explica a especialista.

A previsão é de que os projetos entrem em operação a partir de setembro de 2028, com exceção do lote 9, no estado de São Paulo, leiloado para a revitalização.

Fonte: SBT News

Tags: aneel, bolsa de valores, Brasil, Governo Federal, leilão