Com a chegada do fim do ano, os maranhenses que trabalham de carteira assinada aguardam o pagamento do 13° salário, benefício pago anualmente nos meses de novembro e dezembro.
Na primeira parcela da remuneração, o funcionário recebe 50% do salário bruto, isento de descontos. O valor também inclui horas extras, adicionais e comissões.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
André Oliveira, especialista em serviços financeiros, seguros e financiamento, orienta sobre o planejamento deste salário extra.
Muitas pessoas fazem planos com esse dinheiro antes mesmo de recebê-lo, mas diante de um mês repleto de promoções, é imprescindível avaliar suas prioridades e ter planejamento estratégico para não prejudicar sua saúde financeira.
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, em maio de 2024, cerca de 68,76 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, o equivalente a quatro em cada dez adultos.
André destaca que o primeiro passo seja compreender a situação financeira atual. Caso existam dívidas, a prioridade deve ser quitá-las, especialmente aquelas com juros elevados.
afirma o especialista.
Faça uma lista com as dívidas pendentes e encontre a de maior risco, por exemplo, um boleto de cartão de crédito, que pode ultrapassar 300% de juros ao ano. Soluções que você pode buscar é a portabilidade que consiste na troca de uma dívida muito cara por outra com juros menores.
Para quem está com as contas em dia, investir o 13º salário é uma decisão inteligente, aplicações financeiras, mesmo as de curto prazo, podem garantir rendimentos extras.
Tags: 13° Salário, Economia, investimentos, Maranhão, São Luís